FLITEN 2025 encerra edição marcada por grande público, valorização da cultura e avaliação positiva da organização

Com grande presença de público, ampla participação estudantil e uma programação que uniu literatura, música, dança, identidade cultural e formação educacional, a 5ª edição da Festa Literária de Terra Nova (FLITEN 2025) chegou ao fim no último sábado (29/11). Durante três dias, o município se transformou em um polo cultural e educativo, recebendo visitantes de várias cidades da região e reafirmando a força da leitura como instrumento de transformação social.
FLITEN chega à 5ª edição e tem abertura marcada por homenagens e atrações culturais em Terra Nova
Promovida pela Prefeitura de Terra Nova, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer, a festa teve início na quinta-feira (27) e movimentou a cidade com lançamentos de livros, apresentações artísticas, estandes pedagógicos, oficinas, atrações musicais e grande adesão da comunidade escolar.

Vice-prefeito destaca impacto da festa
Participando ativamente desde o primeiro dia, o vice-prefeito Hélio Vinhas (Podemos), que realizou a locução oficial do evento, destacou a relevância da FLITEN para o fortalecimento das políticas públicas culturais e educacionais do município.

“[Essa festa] é um sucesso porque envolve conhecimento, cultura e diversão. Quando se investe em educação, eu tenho certeza que o futuro é garantido” , afirmou. Ele ressaltou ainda que o evento demonstra a importância de continuar investindo nessas áreas.

“Eder é um prefeito muito sensível, que ouve as pessoas, principalmente quem tem conhecimento. A educação hoje aqui é uma fábrica de educadores, a cultura é uma fábrica de pessoas boas que descobrem talentos aqui com essa juventude. E no palco a gente pôde ver as apresentações, o quanto eles são capazes. Nosso objetivo, a partir de janeiro, quando se tem o novo orçamento de 2026, é colocar mais recursos na cultura e na educação para a gente abranger ainda mais essa juventude”, pontuou.

Hélio também comentou a evolução da festa ao longo dos anos e a presença significativa de visitantes e moradores que retornaram à cidade especialmente para o evento.

“Ano passado tivemos Jau; este ano, Filhos de Jorge. Para 2026, com fé em Deus, teremos uma atração ainda maior. A cidade está cheia, os próprios filhos da terra que estão lá fora retornaram para participar dessa feira. Terra Nova só tem a ganhar.”
Secretários avaliam a edição

O secretário de Educação, Jefferson Nascimento, fez um balanço positivo da edição. “A avaliação é extremamente positiva. Tivemos lançamentos de livros, estudantes de cidades vizinhas visitando a feira, estandes cheios. A equipe trabalhou muito e a FLITEN já deixa saudade”, disse.

Jefferson enfatizou que todos os alunos de todas as redes participaram, da educação infantil ao fundamental II. “São mais de 1.710 estudantes envolvidos, recebemos também estudantes de outras cidades. Tivemos uma adesão maciça.”
Sobre a próxima edição, o secretário afirmou que a equipe ainda vai avaliar o tema de 2026. “Os pontos positivos foram muito maiores que os negativos. Evidentemente nós encontramos alguns erros, mas trabalharemos forte para que minimizar isso. O tema da próxima festa literária ainda será analisado e discutido dentro de todo o contexto da jornada pedagógica.”

O secretário de Cultura, Leandro Arcanjo, também destacou a importância da FLITEN e o comprometimento da gestão municipal na continuidade do projeto.
“Essa feira literária é importantíssima. A gestão do prefeito Eder não poderia deixar de não dar continuidade a esse projeto, que dá oportunidade aos nossos jovens, aos nossos talentos. Terra Nova hoje está se tornando um berço da musicalidade. O município tem um projeto muito bacana, que é o Educard, que traz isso muito bem. E a secretaria de Educação vem fazendo um papel muito bacana junto com a secretaria de Cultura, apoiando esse projeto, incentivando”, observou.

Leandro também comentou a diversidade das apresentações ao longo dos três dias de programação. “Ao longo desses dias foi possível ver a quantidade, a diversidade de movimentações culturais. Os Projetos de Dança, o Projeto Percussivo, o Projeto do Valdec, que é quase uma orquestra de violões… A nossa feira literária é isso: um misto de coisas e com um tema muito bem escolhido, diga-se de passagem, que é falar do axé da nossa Bahia, que leva a nossa riqueza cultural para o Brasil e para o mundo.”

Comércio local registra aumento nas vendas
Além do caráter cultural e educativo, a FLITEN movimentou a economia da cidade. A comerciante Denise Romão relatou que o evento trouxe resultados expressivos para o setor.

“Foi maravilhoso. Terra Nova não tem um comércio muito movimentado, mas esse evento com certeza foi maravilhoso para todos. As vendas e a organização foram ótimas. A educação, mais sempre, fazendo eventos sem defeitos”, ressaltou.

Segurança garantida
A segurança também foi destacada como um dos pontos altos. De acordo com o subtenente PM Freitas, da 66ª CIPM, não houve nenhuma ocorrência nos três dias de festa.

“Segurança total. Sem nenhuma ocorrência digna de registro desde o primeiro dia”, frisou.

Tonho Matéria fala sobre o Axé como expressão de resistência
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a participação do cantor e compositor Tonho Matéria, referência do Axé Music e autor de canções que se tornaram parte da história do gênero.

Com 44 anos de carreira, ele relembrou seu início no movimento. “Eu já estava na estrada antes mesmo do Axé nascer. Quando o Axé surge, eu também surjo nesse lugar. Passei por trios, blocos, carnavais… Fazemos parte dessa história que começou lá em 85, 86.”

Tonho destacou o papel do Axé como movimento cultural e político. “Eu falo através da música, através da arte. Tem uma música do Ilê Aiyê que fala bem isso: ‘A casa branca surta quando o negro estuda’. O Axé, ele nos deu essa possibilidade de estar ali também, se misturando, de ir fazendo arte, de reconstruir uma sociedade através da canção, daquilo que a gente vem, ao longo do tempo, reproduzindo.”
FLITEN 2025 encerra edição com saldo altamente positivo
Com grande público, forte adesão estudantil, atrações culturais diversas e impacto econômico local, a 5ª edição da Festa Literária de Terra Nova se consolida como um dos principais eventos literários do Recôncavo Baiano.

A expectativa agora se volta para 2026, quando a gestão municipal promete manter a expansão da programação, fortalecer o investimento em cultura e educação e seguir valorizando a produção artística, pedagógica e identitária do município.
Veja os melhores cliques da FLITEN 2025 em Terra Nova
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!