Vereadores homenageiam escritor ameliense Renivaldo Cordeiro, novo membro da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues recebeu, nesta terça-feira (25/11), o escritor, poeta e compositor ameliense Renivaldo Cordeiro, empossado como membro efetivo da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana no dia 4 de novembro. A homenagem foi proposta pelos vereadores José Silveira (REPUBLICANOS) e Lucas Pires (PCdoB).
Câmara de Amélia Rodrigues convoca moradores do Itapicuru para audiência pública da LOA

Renivaldo, autor de obras como Transfiguração do Ser, O Trapezista e Paradoxo, possui uma trajetória marcada pela literatura desde cedo. Filho de Marizete Alves e Reginaldo Cordeiro, cresceu em uma família simples, mas sempre incentivado ao estudo e à arte. Ele descobriu sua paixão pela poesia ainda no ensino fundamental, no Grupo Escolar Deputado Wilson Falcão, onde teve seu primeiro contato com a literatura brasileira, experiência que mais tarde serviria de base para sua formação artística.

Em seu discurso, o escritor destacou a importância da arte como refúgio e transformação. “A literatura se fez pulsante na minha vida, me ajudando a expressar a beleza que vejo em meio às adversidades. Ferreira Goulart dizia que a poesia existe porque a vida não basta, e eu iria além disso. Acho que a arte existe porque a vida em si não basta. Não nos basta ir e vir fisicamente, nós precisamos viajar de outras formas, nos abastecer de outras coisas. É isso que o meu trabalho busca desde 2005: fazer com que as pessoas sintam que a vida é muito mais do que aquilo que aparenta ser”, afirmou.

Renivaldo também frisou o orgulho de representar sua cidade natal. “Todos os lugares que eu fui, tudo que eu fiz na vida tinha uma missão quase que exclusiva: representar Amélia Rodrigues. Ter meu trabalho reconhecido internacionalmente não seria nada se Amélia Rodrigues não reconhecesse o meu trabalho”, declarou.
Vereadores destacam contribuição cultural
O vereador Lucas Pires (PC do B) ressaltou a força da história pessoal do escritor e o impacto positivo que ele gera ao transformar desafios em arte.

“Você merece [essa homenagem]. Hoje, além de escritor, é membro efetivo na Academia de Letras de Feira de Santana. É uma pessoa que vem cada dia mais dando orgulho à sua família. Amélia tem esse dom, essa cultura de produzir escritores. Isso nos deixa felizes”, pontuou.
Já o vereador José Silveira lembrou as origens humildes do autor, nascido e criado na região do Areal e Quatro Estradas, e celebrou a conquista como motivo de orgulho para toda a comunidade.

“Continue nessa jornada. Isso é motivo de orgulho não só para o Areal e a Quatro Estradas, mas para todo o município. Nossa terra está virando tradição em ter escritores e poetas. A cidade sendo falada lá fora pelas coisas boas. Parabéns a você e à sua família”, disse.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!