Operação Sinete desmantela esquema milionário de grilagem e fraudes documentais em Feira de Santana
Até o momento, sete pessoas foram presas.

A Operação Sinete desarticulou, nesta quarta-feira (26/11), um esquema criminoso envolvido em fraudes documentais, grilagem de terras e lavagem de dinheiro em Feira de Santana e municípios vizinhos. A ação faz parte de uma medida cautelar deferida pelo Poder Judiciário, que autorizou o cumprimento de 47 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária. Até o momento, sete pessoas foram presas.

Durante as diligências, foram apreendidos 12 carros, duas motocicletas, dinheiro em espécie, joias e diversos documentos. A Justiça também determinou o sequestro judicial de valores e bens, com bloqueio autorizado de até R$ 6 milhões por CPF e R$ 60 milhões por CNPJ dos investigados.
As investigações, conduzidas pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), revelaram a existência de uma estrutura composta por servidores de cartórios de registro de imóveis, empresários, advogados, corretores de imóveis e agentes de segurança pública. O material coletado aponta para um esquema de falsificação e manipulação de documentos públicos e judiciais, incluindo o uso indevido de procurações, certidões e decisões judiciais para a apropriação clandestina de propriedades. Em alguns casos, foram registrados episódios de coação, violência e porte irregular de arma de fogo.
A apuração avançou a partir de interceptações telefônicas autorizadas, análises financeiras, diligências de campo e correições administrativas, permitindo reunir elementos suficientes para o pedido das medidas judiciais. O Judiciário também determinou o afastamento cautelar de servidores públicos suspeitos de integrar o esquema.

A operação teve apoio da Força Correcional Especial Integrada (FORCE), da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, da Corregedoria da Polícia Civil e da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia. As ações foram realizadas simultaneamente, garantindo a preservação das provas e a segurança dos agentes.
As investigações continuam para delimitar responsabilidades, identificar outros possíveis envolvidos e localizar o oitavo investigado que ainda não foi encontrado.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!
