Preso mandante da execução de empresário com mais de 1 milhão de seguidores em Feira de Santana
Mandado foi cumprido no leito de hospital em Salvador; crime ocorreu em 2023 e ganhou repercussão nacional

A Polícia Civil da Bahia prendeu preventivamente Oswaldo Benites Filho, conhecido como “Coroinha”, apontado como mandante do assassinato do empresário e influenciador digital Marcos Edilho Pereira Marinho, executado a tiros em 12 de maio de 2023, na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana. A prisão foi cumprida nesta semana em um leito do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde o suspeito estava internado após sofrer um atentado.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios (DH/Feira), com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital, representando um avanço decisivo na elucidação de um crime que chocou a Bahia e teve grande repercussão nas redes sociais.
Marcos Edilho, que possuía mais de um milhão de seguidores e costumava compartilhar detalhes de sua rotina, foi executado logo após sair de um restaurante, onde almoçava com a companheira. Homens armados desceram de uma Fiat Toro branca e efetuaram diversos disparos de pistola e calibre 12, especialmente na região da cabeça, impedindo qualquer reação da vítima.
Segundo o Ministério Público, o crime foi classificado como homicídio qualificado, motivado por futilidade — envolvimento de ciúmes e desavenças pessoais mascaradas como disputa comercial — além de ter sido executado de forma que impossibilitou defesa.
As investigações da DH/Feira identificaram Oswaldo Benites Filho como o mandante do assassinato e apontaram a participação de outros dois comparsas, já denunciados à Justiça. O grupo estaria ligado a outros atentados semelhantes, incluindo ataques anteriores contra um ex-cunhado de Edilho.
Com base no conjunto de provas reunido pela Polícia Civil, a Vara do Júri de Feira de Santana decretou a prisão preventiva de Oswaldo. Após a emissão do mandado, a polícia descobriu que o suspeito estava internado no HGE, em Salvador, após sofrer uma tentativa de homicídio em Ibotirama, no interior do estado.
Equipes do DHPP da capital foram designadas para cumprir a ordem judicial diretamente no leito hospitalar. Após receber alta médica, Oswaldo será transferido para um presídio onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações continuam para identificar e capturar outros envolvidos e esclarecer todas as circunstâncias do crime.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!