Após prisão e investigações milionárias, deputado rompe com governo e declara apoio a ACM Neto
Alvo da PF por desvios de recursos públicos, ex-prefeito de Ibititá fortalece palanque do ex-prefeito de Salvador na corrida para 2026

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) anunciou que está deixando a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para apoiar a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia em 2026. A mudança de lado, além de estratégica para a oposição, gera repercussão devido ao histórico do parlamentar, que já foi preso e é investigado por desvio de verba pública.
Cafu, que era vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, segue o movimento do deputado Nelson Leal (PP), fortalecendo o bloco oposicionista ao PT no interior do estado. O apoio representa mais uma adesão de peso ao projeto político de ACM Neto, que articula seu retorno à disputa pelo Palácio de Ondina.
Veja os registros emocionantes do projeto “Raízes e Resistência” da Escola Lápis de Cor
Ex-prefeito de Ibititá, Cafu Barreto foi alvo da Operação Rochedo, da Polícia Federal, em 2022, acusado de chefiar um esquema milionário de desvios e fraudes em licitações durante sua administração. Ele chegou a ser preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, além de ter uma aeronave apreendida em seu nome.

De acordo com a PF, o grupo ligado a Cafu teria desviado mais de R$ 7 milhões entre 2013 e 2020, desviando recursos federais destinados à educação, transporte escolar, Fundeb, Fundef e até verbas emergenciais da pandemia de Covid-19.
Embora Cafu tivesse conseguido uma liminar para suspender o processo, em agosto deste ano a Justiça Federal derrubou o habeas corpus e determinou o retorno das investigações, validando provas já coletadas pela Polícia Federal.
Com o apoio público a ACM Neto, Cafu tenta reposicionar sua imagem no cenário político baiano, enquanto segue sob investigação por desvios milionários e lavagem de dinheiro.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!