Operação USG: Nove pessoas são presas na Bahia por esquema que desviou mais de R$ 12 milhões da saúde

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil da Bahia nesta terça-feira (18/11) durante a segunda fase da Operação USG, que apura um esquema de desvio de verbas destinadas à saúde pública. De acordo com a investigação, um grupo formado por médicos, ex-secretários municipais de Saúde, agentes políticos e clínicas teria desviado mais de R$ 12 milhões dos cofres públicos.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos investigados em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, e em uma cidade do Piauí. A etapa inclui ainda bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens pertencentes aos suspeitos e a três clínicas usadas na atuação do esquema.
Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava clínicas de fachada e contratos superfaturados para justificar pagamentos por serviços médicos que nunca foram realizados.
Entre as principais irregularidades identificadas estão:
- Exames lançados em quantidade incompatível com a realidade do município;
- Plantões fictícios;
- Listas de pacientes com dados inconsistentes;
- Emissão de notas fiscais para mascarar atendimentos inexistentes.
A nova fase da operação foi deflagrada após análise de documentos e mídias apreendidos em dezembro de 2024, quando ocorreu a primeira etapa da USG. O material levantado permitiu aprofundar as investigações e identificar novos envolvidos no esquema.
Cerca de 80 policiais participam da ação, por meio do Draco-LD, DECCOR, 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras/BA) e equipes da Polícia Civil do Piauí.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!