Cloudflare diz que resolveu pane global que causou instabilidade em sites e aplicativos

A Cloudflare, uma das maiores empresas de infraestrutura de internet do mundo, informou que seus serviços foram totalmente restabelecidos após a pane que afetou plataformas como X e ChatGPT na manhã desta terça-feira (18/11).
Por volta das 14h45 (horário de Brasília), a empresa afirmou em comunicado que “não está mais observando níveis elevados de erros ou latência na rede” e orientou que é seguro reativar todos os serviços que precisaram ser temporariamente desligados durante o incidente. A companhia também prometeu divulgar novas informações após a conclusão da investigação técnica sobre a falha.
Segundo a Cloudflare, o problema foi provocado por “um pico de tráfego incomum” registrado às 8h20. A Reuters acrescentou que o apagão teve origem em um arquivo de configuração criado automaticamente para lidar com possíveis ataques de segurança.
O que faz a Cloudflare?
A Cloudflare atua como intermediária entre sites e seus usuários. Parte do conteúdo acessado é distribuído em servidores espalhados pelo mundo, o que acelera o carregamento de páginas, reduz custos operacionais e protege contra ataques. Quando algum de seus serviços apresenta instabilidade, sites que dependem da empresa podem ficar lentos ou até offline.
Mensagens de erro e instabilidade
A falha foi confirmada às 8h50, após aumentos expressivos de reclamações no Downdetector. Usuários do X relatavam a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente carregar a página.” Já no ChatGPT, envios não eram processados e aparecia um aviso de falha. Algumas pessoas também receberam telas de erro da própria Cloudflare.
A OpenAI reconheceu que seus sistemas registraram instabilidade, mas atribuiu o problema a um “erro em um provedor terceirizado”, sem citar a Cloudflare. No início da tarde, a empresa afirmou que o serviço funcionava normalmente. O X foi procurado, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.
Na manhã desta terça, a Cloudflare teve mais de 5 mil notificações de falhas. O X registrou cerca de 1.100 reclamações e o ChatGPT, quase 200. De acordo com a Reuters, aplicativos como Grindr e a plataforma de design Canva também foram afetados.
Terceira grande pane global em menos de um mês
A instabilidade da Cloudflare se soma a uma sequência de falhas em gigantes da infraestrutura digital. Em outubro, um problema na Amazon Web Services (AWS) derrubou mais de 500 serviços ao redor do mundo, entre eles iFood, Mercado Livre e PicPay.
Nove dias depois, foi a vez do Azure, nuvem da Microsoft, que enfrentou instabilidade em plataformas como Teams, Outlook, Copilot e até produtos de entretenimento como Xbox e Minecraft. Já em julho de 2024, uma falha global da CrowdStrike provocou telas azuis do Windows e afetou hospitais, bancos e aeroportos.
Afinal, o que é a “nuvem”?
Toda empresa que trabalha com processamento de dados precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares.
Esses computadores, que geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar.
Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.
Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!