Anvisa suspende marcas de glitters e pós decorativos usados em confeitaria; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira (13/11) a fabricação, comercialização, distribuição e propaganda de diversas marcas de glitters e pós decorativos utilizados em doces e bolos. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, aponta a presença de materiais plásticos e de uma substância desconhecida identificada como “metal de transição laminado atômico 99” em alguns produtos.
De acordo com o órgão, os itens vinham sendo divulgados como ingredientes alimentares, o que é proibido, já que não possuem autorização para uso em alimentos.
Produtos e marcas suspensos
Entre os produtos afetados estão:
- Iceberg Chef – Glitter Glow e Glitter Shine: Suspensos por conterem materiais plásticos coloridos e serem anunciados como próprios para uso em alimentos.
- Jeni Joni (Nadja F. de Almeida Confeitos) – Flocos de Ouro, de Prata e Rose Gold, Pó de Ouro, Pó para Decoração e Brilho para Decoração Glitter: Além da presença de materiais plásticos, a Anvisa identificou o “metal de transição laminado atômico 99” nos produtos Flocos de Ouro, Flocos de Prata e Flocos Rose Gold.
- Jady Confeitos – Glitter para Decoração: Suspenso por conter material plástico e ser indicado indevidamente como ingrediente em alimentos.
- Glitz (Fab Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas Ltda.) – Glitter para Decoração: Também proibido pela presença de materiais plásticos e divulgação para uso alimentício.
Medidas adotadas
A Anvisa determinou o recolhimento imediato dos produtos e proibiu sua fabricação, comercialização, distribuição e divulgação em todo o território nacional. O órgão reforçou que substâncias com composição plástica não devem ser ingeridas e não são seguras para aplicação em alimentos.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!