Clientes poderão bloquear abertura de chaves PIX em seus nomes, anuncia Banco Central

O Banco Central (BC) anunciou que lançará uma nova ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de novas chaves PIX em seu nome. A informação foi divulgada por Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

Segundo Lobo, o sistema seguirá o mesmo modelo de um novo serviço que estará disponível em dezembro, permitindo que o cidadão comunique aos bancos que não deseja abrir novas contas, sejam correntes, de poupança ou de pagamento, em seu nome.

A medida tem como objetivo reduzir fraudes relacionadas à criação indevida de chaves PIX e à inclusão indevida de titulares em contas conjuntas ou empresariais.

“No Registrato [sistema do BC], no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volta no Registrato, aperta o botão e não permite abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave PIX também em breve”, explicou o representante do BC.

O Registrato é uma plataforma do Banco Central que permite ao cidadão consultar informações financeiras como empréstimos ativos, contas bancárias, chaves PIX cadastradas, cheques sem fundos e operações de câmbio.

Em outubro, o BC já havia iniciado o bloqueio de chaves PIX identificadas como usadas em golpes e fraudes. De acordo com a instituição, mais de 245 milhões de chaves PIX foram excluídas recentemente por bancos e usuários, em casos de erro de digitação, suspeita de fraude, morte do titular, ou a pedido do cliente.

Além disso, desde o início de outubro, as instituições financeiras passaram a oferecer nos aplicativos uma função de contestação automática de transações PIX, que dispensa contato direto com o atendimento humano e facilita o processo de denúncia de movimentações suspeitas.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics