Prefeitura de Coração de Maria realiza 2ª Feira da Educação Especial com foco em inclusão e equidade

A Prefeitura de Coração de Maria, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (31/10), a 2ª Feira da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, um evento voltado para o fortalecimento da educação equitativa e inclusiva no município.
Prefeito Kley Lima mantém compromisso e garante pagamento antecipado aos servidores do município

A ação aconteceu na sede do Núcleo de Necessidades Educacionais Especiais (NNEE) e reuniu profissionais da educação, estudantes e familiares em um momento de troca de experiências e valorização da diversidade.

Com o tema “Desafios e Possibilidades”, a feira destacou a importância de enxergar a pessoa com deficiência como sujeito de direitos, valorizando suas potencialidades e promovendo o respeito à diferença.

O secretário de Educação Joelson Silva destacou que a gestão municipal vem fortalecendo ações voltadas à inclusão e à garantia de oportunidades para todos os estudantes. “Nós trabalhamos por educação equitativa e essa educação só vai acontecer com direito para todos. É isso que a prefeitura está promovendo a partir da Secretaria de Educação”, afirmou.

Ele também reforçou o compromisso da gestão em reconhecer o trabalho dos profissionais e o apoio recebido da administração municipal. “O nosso prefeito Kley e a primeira-dama Gardênia têm um olhar cuidadoso com nossos alunos da Educação Especial e com todos os profissionais envolvidos nesta feira. Cuidar do aluno especial é cuidar para que todos tenham direito à ampla educação: uma educação com equidade, com democracia e que fortaleça todas as possibilidades”, disse.

A diretora do Departamento Pedagógico, Lígia Maria, ressaltou o papel do NNEE na promoção de práticas inclusivas e no suporte às escolas da rede municipal.

“Em Coração de Maria, temos um núcleo de necessidades educacionais especiais e sete salas de recurso que atendem alunos com deficiência e transtornos. Para além do atendimento educacional especializado, atendemos também às demandas das escolas regulares. Nossa equipe multidisciplinar conta com assistente social, psicólogas e psicopedagogas, trabalhando na perspectiva de atender a toda a rede para contribuir nos processos de aprendizagem desses estudantes”, explicou.

Lígia também reforçou a mensagem central do evento, baseada no lema internacional das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós sem nós”.
“Por meio deste tema, a gente destaca a necessidade de não focar na deficiência, mas sim em ver o sujeito como um sujeito de direito, que tem voz e pode falar sobre ele. Precisamos mostrar à sociedade que não é sobre o laudo, mas sobre os desafios e as possibilidades que devemos proporcionar às pessoas com deficiência”, concluiu.
CONFIRA TODAS AS FOTOS
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!