Deputado Binho Galinha se entrega ao MP-BA e é preso em Feira de Santana

Parlamentar é apontado como líder de organização criminosa com atuação em Feira e região

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, foi preso nesta sexta-feira (3) após se entregar ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Feira de Santana. Ele estava foragido desde a deflagração da “Operação Estado Anômico”, realizada no último dia 1º.

De acordo com o MP, uma equipe formada por 20 agentes policiais e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpriu o mandado de prisão preventiva e escoltou o parlamentar até Salvador, onde ele permanecerá custodiado.

Segundo as investigações das operações “El Patrón” e “Estado Anômico”, Binho Galinha é apontado como líder de uma organização criminosa com práticas milicianas, atuante principalmente na região de Feira de Santana. O grupo é acusado de envolvimento em crimes como:

  • lavagem de dinheiro;

  • obstrução da justiça;

  • jogo do bicho;

  • agiotagem;

  • receptação qualificada;

  • comércio ilegal de armas;

  • usurpação de função pública;

  • embaraço a investigações;

  • tráfico de drogas.

O parlamentar já respondia a duas ações penais, denunciado pelo MP-BA em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, no âmbito da “Operação El Patrón”, que apurou crimes de lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

Prisões da operação

A “Operação Estado Anômico” ampliou as investigações sobre o grupo, que possui estrutura complexa e divisão de tarefas, incluindo a participação de policiais militares. Ao todo, dez pessoas foram presas, entre elas o filho do deputado, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, e a esposa, Mayana Cerqueira da Silva, ambos já denunciados pelo MP-BA.

Até o momento, 15 pessoas foram denunciadas por participação na organização criminosa liderada por Binho Galinha.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics