Conta de luz terá alívio em outubro: Aneel reduz bandeira tarifária para vermelha patamar 1

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26/9) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de energia elétrica no mês de outubro. Com isso, os consumidores pagarão um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A decisão representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, que tem custo maior.
De acordo com a Aneel, a mudança foi necessária devido ao baixo volume de chuvas, que comprometeu o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Diante dessa situação, o acionamento de usinas termelétricas — mais caras — torna-se indispensável, o que justifica a cobrança adicional.
A agência destacou ainda que a geração solar é intermitente e não supre o sistema durante todo o dia, especialmente no horário de ponta. Por isso, é necessário acionar as termelétricas para garantir o fornecimento contínuo de energia.
Bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança extra. Já as bandeiras amarela e vermelha (patamares 1 e 2) acrescentam valores proporcionais a cada 100 kWh consumidos, refletindo o aumento no custo da geração elétrica.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!