Crochê, bordado e costura transformam fios em arte e movimentam a economia local na FLICAR

Um dos espaços mais marcantes da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) é Feira Criativa Izilina Pereira Tavares. Este ano, os visitantes já encontram o colorido das peças logo na entrada do evento, sendo recebidos por mulheres que transformam fios, tecidos e linhas em arte.

FLICAR 2025: veja a programação da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues

Foto: FALA GENEFAX

Entre elas está dona Ivoneide, conhecida como Ivoneide Artes, que apresentou suas bolsas de crochê e fez questão de negociar com bom humor: “Custa 100 reais, mas com desconto eu faço 95”, disse, rindo.

Foto: FALA GENEFAX

Ao lado, a “Bruxa do Crochê”, apelido carinhoso de outra artesã, exibia suas criações, inclusive a própria saia feita por ela mesma. Presente desde a primeira edição da FLICAR, destacou a importância de participar da feira: “Muita gente da cidade me conhece, mas não sabia que eu trabalhava com isso. Aqui, as pessoas veem, pegam meu contato e depois me procuram.”, afirmou.

Foto: FALA GENEFAX

A produção artesanal vai além do crochê. Bordados delicados para enxovais de bebê, costuras feitas ao vivo e peças em ponto russo chamaram a atenção do público. A artesã Elizabete Paranho, explicou que algumas pinturas podem ser feitas em minutos, enquanto outras exigem dias de dedicação. ”Faço muitas encomendas para aniversários. ”, ressaltou.

Foto: FALA GENEFAX

O espaço não apenas valoriza a criatividade das mulheres de Amélia Rodrigues, como também movimenta a economia local, mostrando o talento de artistas que carregam tradição e inovação em cada peça.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics