Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil participa da FLICAR com Sarau Literário
Jornalistas e escritoras levaram a poesia e reflexões ao público da feira

Neste sábado (20/9), a Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) recebeu a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-Seccional Bahia), em um encontro marcado por protagonismo feminino, literatura e intercâmbio cultural. Pela primeira vez na FLICAR, a AJEB apresentou um sarau com escritoras e jornalistas que integram a entidade.
FLICAR 2025: veja a programação da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues
A escritora e presidente da AJEB Bahia, Lísias Azevedo, ressaltou a importância de reunir mulheres escritoras e jornalistas em um espaço literário. “Amélia Rodrigues deu um show. Em primeiro lugar, eu quero parabenizar o prefeito pelo grande apoio a esse evento, principalmente um evento literário. Também falar da secretária de Educação, Gilmara, que desenvolve um trabalho muito importante e também é associada da AjJEB”, destacou.

Segundo ela, a associação tem atuação em 21 estados e quatro países, reunindo mais de 80 associadas apenas na Bahia. “São mulheres escritoras que estão aqui espalhadas pela feira, mulheres renomadas e outras começando suas carreiras literárias, além de jornalistas que sentiam falta de um espaço de apoio. A AJEB vem justamente para fomentar a literatura feminina, dando força e visibilidade às nossas produções”, afirmou Lísias.

Entre as participantes, estiveram Sueli Coelho, Carla de Jesus, Quezia Carneiro e Renata Lima, que compartilharam suas obras no sarau. Livros como O Mundo Real e Ideal (Sueli Coelho), No Ritmo da Bahia (Caroline Borba), Cartas para um Anjo (Quezia Carneiro) e A Princesa do Sertão (Renata Lima) foram apresentados ao público, evidenciando a diversidade de temas e estilos literários.

A escritora Carla de Jesus, por exemplo, lançou recentemente o livro A Princesa do Sertão, que conta a história da primeira princesa negra da micareta de Feira de Santana, narrando para o público infantil como surgiu a primeira micareta do Brasil. “Hoje nós estamos aqui pela primeira vez com a equipe para fazer um sarau, apresentar a instituição e mostrar nossas obras. É protagonismo feminino na literatura baiana”, reforçou Lísis.
Com apresentações, homenagens e lançamentos, a presença da AJEB Bahia reforçou a pluralidade da FLICAR 2025, que se consolida como um espaço de encontro, partilha e valorização da produção literária feminina.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!