Gilmara Belmon, secretaria de Educação, fala sobre diversidade literária, homenagens e atividades culturais na FLICAR
Gilmara também é responsável pela curadoria geral do evento.

Começou nesta quinta-feira (18/9) a 4ª edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), que segue até domingo (21) com programação em três turnos diários. Gilmara Belmon, secretária de Educação do município e curadora geral da FLICAR, falou sobre a importância do evento e a diversidade de atividades.
FLICAR 2025: veja a programação da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues
“A programação acontece de forma paralela em vários espaços e para públicos diversos. Este ano, esta edição tem o maior período de realização, quatro dias, e funcionará em três turnos — isso também é inédito”, afirmou Gilmara.
A secretaria destacou os homenageados da edição, Paula Anias, escritora afro-indígena de Sapeaçu, autora de obras voltadas à literatura infantojuvenil, e Marcos Cajé, mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas e criador do termo literário “Literatura Afrofantástica”.
Sobre os escritores locais presentes na feira, Gilmara ressaltou que o município abriga diversos autores, incluindo Fátima Freitas, moradora de Amélia Rodrigues e patrona da Vila Literária, que tem deficiência e escreve com os pés. “Nossa cidade é rica de literatura e cultura, isso é muito importante”, pontuou.
A FLICAR 2025 ocupa diferentes espaços da cidade: a Flicarzinha, destinada ao público infantil; a Arena Jovem, voltada ao público jovem; a Vila Literária, onde autores expõem e vendem seus livros; o Auditório Rita do Quilombo, para rodas de conversa e mesas de diálogo; dois palcos, incluindo o palco Ivan Ataíde e o palco Kelly Amorim; e a Vila das Escolas, com estandes educativos que homenageiam em memória a professora Ana Bahia, que realizou um trabalho pioneiro na educação do município e é mãe do prefeito João Bahia (PSD).
“A nossa feira, diferente de outras, é centralizada. Nós temos aqui a Praça da Matriz e a Praça Schitini, onde tudo acontece. São vários espaços”, disse a secretária.
Antes de encerrar, Gilmara reforçou a importância da participação da comunidade e do público em geral, destacando que a feira é um espaço de integração, cultura e aprendizado. “Quero dar as boas-vindas a todos que vieram e também convidar quem nos assiste a prestigiar, vivenciar e experienciar a nossa feira.”
A programação segue até domingo, com oficinas, apresentações, shows e lançamentos literários.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!