Cirurgia rara implanta dente no olho e devolve visão a paciente cego
Procedimento raro e inusitado utiliza dente humano para implantar lente ocular em pacientes com danos graves na córnea

Brent Chapman, de 34 anos, que vive em Vancouver, no Canadá, voltou a enxergar após passar por uma cirurgia considerada inusitada: médicos extraíram um de seus dentes, o moldaram, inseriram uma lente e o implantaram em seu olho. O procedimento, conhecido como cirurgia dente-no-olho, é indicado para pacientes que têm a parte posterior do olho saudável, mas sofreram danos severos na córnea.
Chapman perdeu a visão aos 13 anos após uma reação grave ao ibuprofeno, que resultou na síndrome de Stevens-Johnson, deixando sequelas permanentes em seus olhos. Tentativas de transplante de córnea não foram viáveis, segundo os médicos. “Era como tentar plantar uma flor no deserto”, explicou o cirurgião oftalmologista Greg Moloney, responsável pela operação.

A técnica, desenvolvida na década de 1960, é rara e já foi realizada em apenas algumas centenas de pacientes ao redor do mundo. Para Chapman, ela foi um divisor de águas: “Parecia ficção científica. Eu pensei: é muita loucura. Mas quando acordei, consegui ver os movimentos das mãos e, com o tempo, minha visão foi melhorando”.
Hoje, após meses de recuperação, o canadense voltou a enxergar com nitidez, descrevendo a experiência como um “renascimento”.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!