Gilmara Belmon fala sobre valorização dos educadores, trajetória como escritora e detalha preparativos da 4ª edição da Flicar

O Café com Genefax desta semana recebeu como convidada especial a escritora, poetisa, professora universitária e secretária de Educação de Amélia Rodrigues, Gilmara Belmon. Reconhecida por sua atuação na educação e pelo trabalho com a literatura, Gilmara também é curadora da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (Flicar) e membra da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana.

Gilmara Belmon é homenageada com Título de Cidadã Terranovense por contribuição à educação e cultura

Título de Cidadã Terranovense

No último dia 3 de setembro, Gilmara foi homenageada pela Câmara Municipal de Terra Nova com o Título de Cidadã Terranovense, em reconhecimento à sua trajetória de mais de duas décadas dedicadas à educação no município.

“Foi um momento muito especial, memorável. Eu já me sentia terranovense, porque trabalhei muitos anos em Terra Nova e construí laços fortes com a cidade. Esse reconhecimento só fortalece a gratidão que tenho por esse lugar”, destacou.

Secretária de Educação de Amélia Rodrigues participou do Café com Genefax – Foto: Fala Genefax

Valorização da educação em Amélia Rodrigues

Durante a entrevista, a secretária falou sobre o aumento na gratificação de diretores e vice-diretores da rede municipal, que passa a valer a partir deste mês. A medida foi oficializada com a sanção da Lei nº 911/25, proposta pela gestão municipal.

“Encaminhamos o projeto para a Câmara após diálogo com representantes da categoria e do Conselho Municipal de Educação. O percentual da gratificação foi elevado de 10% a 15%, dependendo do número de alunos. Esse é um grande passo na valorização dos profissionais da educação, daqueles que lideram a gestão na escola. Nada mais justo do que fazer esse reconhecimento”, afirmou.

Gilmara Belmon, secretária de Educação de Amélia Rodrigues – Foto: Fala Genefax

Flicar 2025: literatura e diversidade

Entre os dias 18 e 21 de setembro, Amélia Rodrigues será palco da 4ª edição da Flicar, que este ano traz o tema “Literatura e Diversidade: cultivando saberes, respeito e pertencimento”.

A programação contará com dois palcos para shows musicais – incluindo artistas como Geraldo Azevedo, Canindé, Tatau, Filhos de Jorge, Kelly Amorim, Samba Miudinho e Viola de Doze – além de mesas literárias, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, a Flicarzinha para o público infantil, a Arena Jovem e a Vila Literária, que reunirá 45 escritores selecionados por edital.

“Todos os anos, a Flicar traz uma temática muito pertinente. Este ano a reflexão é sobre a diversidade. Vamos abordar a diversidade em gênero, etnia, raça, pessoas com deficiência, pessoas neurodivergentes, questão etária e comunidade LGBT. A diversidade existe, precisa ser reconhecida, valorizada e refletida”, explicou Gilmara.

Literatura e trajetória como escritora

Além de educadora, Gilmara também se dedica à literatura. Autora de livros como Esperançar e A Magia da Colcha de Retalhos, ela tem participado de diversas feiras literárias, como a Flica, a Flipelô e a Flijé, além de coletâneas e antologias nacionais.

“A escrita me constitui enquanto pessoa, mulher e educadora. Sempre escrevi, mas por muito tempo foi algo íntimo. Na minha infância, eu não tinha acesso a escritoras negras, então achava que esse sonho era distante. Hoje, escrever é parte de mim e nutre minha alma”, contou.

CONFIRA!

 

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics