Novo Portal amplia transparência, uniformiza decisões e facilita acesso às informações sobre recursos contra o INSS

Segurados ganham ferramenta digital para acompanhar e recorrer de decisões do INSS

O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) lançou, nesta terça-feira (9), o Portal Consulta Jurisprudência, uma plataforma que disponibiliza publicamente as decisões finais (acórdãos) emitidas pelos órgãos julgadores do colegiado, como as juntas de recursos e as câmaras de julgamento.

O recurso administrativo é o instrumento que permite ao segurado contestar decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como em casos de pedidos de benefícios negados. Com a novidade, servidores, segurados, estudiosos e demais interessados poderão consultar como uma determinada unidade julgou um tema e quais critérios foram adotados para embasar a decisão.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a iniciativa deve agilizar a pesquisa jurisprudencial, promover maior segurança jurídica e auxiliar na uniformização das decisões. As informações pessoais dos segurados não aparecem nos acórdãos disponibilizados.

Como funciona a consulta

O acesso ao Portal de Jurisprudência do CRPS é feito com CPF e senha no portal Gov.br. A ferramenta permite pesquisas detalhadas por:

  • Tipo de processo;

  • Período;

  • Unidade julgadora;

  • Objeto do recurso;

  • Tipo e espécie de benefício;

  • Palavra-chave na ementa e no voto do acórdão.

Entre os termos de pesquisa possíveis estão benefícios como pensão por morte, aposentadoria e benefício por incapacidade temporária. A busca retorna os acórdãos já julgados, permitindo acompanhar o entendimento consolidado sobre cada tema.

Recurso administrativo continua igual

O lançamento da plataforma não altera a forma de apresentação de recursos administrativos. O procedimento continua sendo realizado totalmente online, pelos canais oficiais do INSS:

  • Central 135 (telefone);

  • Aplicativo Meu INSS (celular);

  • Site Meu INSS (computador).

O prazo para interposição do recurso é de 30 dias após a ciência da decisão contestada. O processo eletrônico exige o envio de documentação digitalizada em formato PDF, cor 24 bits, 150 DPI e com limite de até 5 MB por arquivo (máximo 50 MB no total).

O tempo de conclusão pode variar e levar alguns meses. O andamento do processo é acompanhado pelo próprio Meu INSS, que também notifica o interessado sobre a decisão final.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics