Câmara aprova projeto do presidente Fabiano Bilu e reconhece o Milagre de São Roque como Patrimônio Cultural de Amélia Rodrigues

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues aprovou, nesta terça-feira (9/9), durante a 20ª sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 07/2025, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Fabiano Bilu (PSB), que estabelece o Milagre de São Roque como Patrimônio Cultural do município.
O projeto havia sido protocolado inicialmente em 2023, em parceria entre Billu e o ex-vereador Davi Grilo, mas ficou arquivado por cerca de três anos até ser retomado e colocado novamente em pauta.

Ao comentar a aprovação, Fabiano Bilu ressaltou o papel do evento na identidade cultural da cidade e defendeu que o poder público fortaleça o acolhimento aos visitantes.
“A gente viu a necessidade de criar esse projeto por conta da dimensão que tem o evento do Milagre de São Roque e resolvemos trazê-lo novamente para a pauta. Por ali passam diversas pessoas, não só da cidade, mas de toda a região. Acho importante que nós e o Poder Público comecemos a buscar investimentos para atender de forma mais acolhedora aquelas pessoas que visitam o Milagre de São Roque”, afirmou.
O vereador José Silveira (Republicanos) parabenizou Bilu pela iniciativa e destacou que a festa, além de sua relevância religiosa e cultural, também tem forte impacto econômico.

“É um projeto de grande relevância, que vem fortalecer a nossa cultura e o nosso município. A economia cresce bastante, principalmente com o pessoal que mora no Ipiranga, que aproveita os dias de festa para ganhar um extra, além das pessoas que vêm de fora conhecer nossas diversidades culturais. Nada mais justo do que a Prefeitura sancionar essa lei e dar mais suporte tanto ao evento quanto à comunidade”, disse.
O que estabelece a lei
O Projeto de Lei nº 07/2025 estabelece que o Milagre de São Roque passa a ser reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural de Amélia Rodrigues. A legislação também autoriza o Poder Executivo a apoiar iniciativas de valorização e divulgação do evento e define que a festa realizada em 16 de agosto será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Um patrimônio imaterial de fé e tradição
Na justificativa, Fabiano Bilu cita a Constituição Federal de 1988 e a definição da UNESCO sobre patrimônio imaterial, reforçando que não só monumentos e obras materiais, mas também festas, músicas, danças e práticas coletivas compõem a identidade cultural de um povo.
O Milagre de São Roque fica localizado a cerca de 4,5 km da BR-324 e reúne um grande número de fiéis e visitantes a cada mês de agosto. A pesquisadora Reginalva dos Santos Bruno, doutoranda natural de Amélia Rodrigues, destaca que o espaço é palco de manifestações de fé que envolvem tanto o catolicismo quanto religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.
Além de sua relevância espiritual, a celebração também movimenta a economia local, especialmente na comunidade do Ipiranga, consolidando-se como uma das tradições mais fortes do município.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!