Conceição do Jacuípe ganha CIPM e amplia protagonismo na segurança
Reestruturação das forças de segurança amplia presença da PM em diversas regiões da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta segunda-feira (8), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a lei que reestrutura as forças de segurança no estado. Entre as mudanças, está a transformação do 5º Pelotão da Polícia Militar de Conceição do Jacuípe em uma Companhia Independente da Polícia Militar, reforçando o efetivo e ampliando a capacidade de atuação no município. A 66ª CIPM passará a atender além de Conceição do Jacuípe e os municípios vizinhos de Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio e Terra Nova.
14 novas unidades da PM
A nova legislação garante a criação de 14 novas estruturas da Polícia Militar, entre batalhões, companhias independentes e comandos regionais, além da transformação de unidades já existentes em organizações de maior porte.
O projeto também prevê a chegada de novos coronéis para fortalecer a gestão operacional e o aumento da atuação de grupos especializados, como as Rondas Especiais (Rondesp), em áreas estratégicas do estado.
Conceição do Jacuípe ganha protagonismo
A transformação do 5º Pelotão na 66ª CIPM é vista como um avanço importante para a segurança pública de Conceição do Jacuípe e de toda a região do Portal do Sertão. A mudança permitirá a ampliação de efetivo, mais viaturas e maior poder de resposta diante da criminalidade.
A expectativa é que a nova estrutura aumente a presença policial em áreas urbanas e rurais, intensifique as operações de combate ao tráfico e às facções criminosas, além de melhorar a sensação de segurança da população.
Onde haverá novas estruturas
Entre os municípios contemplados pela lei, estão:
Salvador (Itapuã e Nordeste de Amaralina) – novos batalhões;
Feira de Santana – novo batalhão e Rondesp Leste;
Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença, Candeias e Jequié – novos batalhões;
Alagoinhas – novo batalhão e sede do CPR Litoral Norte;
Irecê – novo batalhão e sede do CPR Centro Norte;
Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique – transformação de CIPM em batalhão;
Maragogipe – sede da CIPE Recôncavo;
Juazeiro – Companhia de Policiamento Rodoviário.
Segurança como prioridade
Durante a cerimônia, Jerônimo Rodrigues destacou que a medida fortalece o compromisso do governo estadual em reduzir índices de violência e ampliar a presença da PM em regiões estratégicas.
“Estamos levando mais estrutura, mais comando e mais proximidade com a população. A Bahia precisa de uma Polícia Militar cada vez mais equipada e preparada para proteger os cidadãos”, afirmou o governador.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!