Morre, aos 88 anos, Luis Fernando Verissimo, um dos escritores mais lidos do Brasil

O escritor e cronista Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre (RS). De acordo com nota divulgada pelo Hospital Moinhos de Vento, onde estava internado desde o dia 11 de agosto, a causa da morte foram complicações decorrentes de uma pneumonia.
Vereadores de Amélia Rodrigues reforçam pedido de recuperação da BA-784 durante visita à SEINFRA
Durante o período de internação, Verissimo permaneceu na UTI em estado considerado grave.
Vida pessoal
Casado desde 1964 com Lúcia Helena Massa, o escritor deixou três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana.
Trajetória
Nascido em 1936 em Porto Alegre, Luis Fernando Verissimo é considerado um dos autores mais lidos e bem-sucedidos do país. Filho do também escritor Érico Verissimo, construiu uma carreira marcada pelo humor refinado, pela ironia sofisticada e pela habilidade em transitar entre gêneros como crônicas, romances, contos, literatura infantojuvenil e até quadrinhos.
Autor de sucessos de vendas e presença constante nas listas de mais lidos, Verissimo também recebeu amplo reconhecimento da crítica. Tornou-se capa da revista Veja em duas ocasiões, consolidando-se como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea.
Estilo e legado
Além da escrita, era apaixonado por jazz, gastronomia, futebol e viagens. Sua obra, muitas vezes inspirada no cotidiano, foi marcada por lirismo, leveza e autoironia.
Críticos e amigos destacavam sua capacidade de transformar pequenas situações em grandes histórias. Em reportagem de capa, a Veja definiu sua escrita como exemplo do que Manuel Bandeira chamava de “puxa-puxa”: a habilidade de extrair bons textos de qualquer detalhe do dia a dia.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!