Homem morre após cair de telhado enquanto consertava bica

Um homem identificado como Ermes Lopes dos Santos, de 58 anos, morreu nesta quarta-feira (26/8) após complicações decorrentes de uma queda do telhado de sua casa, na zona rural de Conceição do Coité. A família alega que houve negligência no atendimento médico prestado ao paciente.

Só na Moto Clube! Compre sua Honda 0km com entrada reduzida e parcela menor que o gasto mensal com app de transporte

O acidente

Segundo relatos de parentes, Ermes realizava o conserto da bica da residência quando pisou em uma telha de eternit e caiu de uma altura aproximada de três metros. O acidente ocorreu na segunda-feira (25), por volta das 14h.

Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital de Conceição do Coité, onde exames apontaram traumatismo cranioencefálico grave. Em seguida, foi transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Apesar dos cuidados médicos, não resistiu aos ferimentos.

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O caso foi registrado pela Central de Flagrantes (Cenflag/Feira de Santana) como morte sem indícios de crime.

Denúncia de negligência

A família de Ermes acusa o hospital de Conceição do Coité de demora na transferência do paciente. O advogado Wesley Pastor entrou com uma ação judicial solicitando a imediata remoção para uma unidade de referência ou hospital privado apto ao procedimento.

A liminar, concedida pelo juiz da Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Conceição do Coité, foi apresentada ao hospital por volta das 18h30 da terça-feira (26). Entretanto, segundo a defesa, a transferência só foi efetivada por volta das 23h30, cerca de cinco horas depois. Para os familiares, houve negligência e descumprimento da ordem judicial.

Posicionamentos oficiais

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) explicou o processo de transferência e disse que o paciente recebeu a devida assistência no Hospital Geral Clériston Andrade. “A determinação da liminar foi cumprida. O paciente foi transferido da unidade hospitalar de Conceição Do Coité para o Hospital Geral Clériston Andrade. Por conta do quadro clínico do paciente, houve necessidade de transporte em uma UTI Móvel, disponibilizada pela Secretaria da Saúde do Estado”.

A Prefeitura de Coité também se manifestou por meio de nota, em que lamentou a morte do homem e manifestou solidariedade à família. A gestão municipal também ressaltou que o Hospital Português não é gerido pela prefeitura.

“Trata-se de uma instituição filantrópica conveniada ao SUS, administrada pela própria diretoria do Hospital Português, sem vínculo de gestão com a prefeitura. Dessa forma, toda a administração interna, corpo clínico e condutas médicas são de responsabilidade exclusiva da direção da unidade hospitalar. À gestão municipal cabe cumprir com sua parte nos convênios firmados, garantindo repasses e apoio para que os serviços do SUS sejam ofertados à população, o que tem sido feito de forma regular”.

A gestão reforçou ainda que o processo de regulação para transferência do paciente foi realizado pela Central Estadual de Regulação (CER), que é de competência do governo do estado. “A Secretaria Municipal de Saúde não possui autonomia para determinar liberações de vagas, transferências ou encaminhamentos em unidades hospitalares de média e alta complexidade”.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics