Aluno do Centro Educacional Atenas conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

O talento e a dedicação aos estudos renderam a Ícaro Brito, de 13 anos, aluno do Centro Educacional Atenas, em Conceição do Jacuípe, uma conquista que ficará marcada em sua trajetória escolar. Ele foi premiado com a medalha de bronze na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) 2024. Além da medalha, Ícaro também recebeu uma menção honrosa, reconhecimento dado aos estudantes que alcançam desempenho de destaque.
Primeira experiência na Olimpíada

Ícaro, que atualmente cursa o 8º ano do ensino fundamental, relatou, em entrevista ao FALA GENEFAX, que ficou emocionado ao receber a medalha da OBMEP, considerada a maior competição científica do país.
O estudante estava no 7° ano quando realizou a prova. Ele contou que, por ser sua primeira vez na Olimpíada, o aprendizado adquirido nas aulas da escola foi fundamental. Ícaro destacou a importância do apoio recebido dentro de sala de aula, especialmente pelo professor de Matemática, João Espíndula.
“Ele sempre me apoia, conversa com meu pai, me incentiva e ensina de forma calma e engraçada. Isso facilita e me ajuda muito”

O jovem disse que sonha em cursar Ciências Contábeis e deixou um conselho aos colegas que veem a matemática como um desafio. “Matemática não é um bicho de sete cabeças. Você só precisa ter as fórmulas e fazer os cálculos básicos na mente. Se você tiver a fórmula e estudar um pouquinho por dia, consegue.”
Incentivo da escola
A diretora do Atenas, Cleuma Almeida, explicou que a participação na OBMEP foi resultado de um trabalho coletivo dentro da instituição.
“A escola se propôs a pagar todas as inscrições de quem estava desejando participar, para que eles não recuassem, e foi assim que começou. Tivemos também aulas preparatórias no turno oposto. Os alunos foram muito dedicados e conseguimos um resultado maravilhoso.”

Para Cleuma, o resultado vai além da medalha. “Já tivemos a primeira etapa da OBMEP 2025 e vamos fazer o mesmo processo para que possamos ter resultados. A medalha é fantástica, a menção honrosa é maravilhosa. Mas, pedagogicamente, o que vale muito é a participação. Só em participar já faz muita diferença na vida desses alunos”, pontuou.
Ela ressaltou ainda o papel inspirador de Ícaro: “Nosso aluno ficou com a medalha regional na Bahia. Ele merece todos os méritos. Eu disse a ele: nós ganhamos um presente. Ele presenteou o Colégio Atenas trazendo essa medalha.”
Reconhecimento coletivo

O professor João Espíndula também celebrou a conquista. “Ser medalhista na OBMEP é uma honra muito grande para nós, competimos com escolas muito fortes da região. Foi a primeira competição e ver Ícaro recebendo a medalha nos enche de orgulho.”

A coordenadora das séries finais do Ensino Fundamental, Glauce Dias, reforçou o impacto pedagógico da premiação. “Estou muito orgulhosa de termos ganhado uma medalha, que veio representar o significado do aprender e do fazer acontecer as coisas bacanas dentro da unidade. É mais uma vitória e tenho certeza que esse ano a gente vai trazer outra.”
O Centro Educacional Atenas, instituição com mais de 25 anos de atuação em Conceição do Jacuípe, tem se consolidado como referência em educação de excelência no município e na região. A conquista de Ícaro reforça esse compromisso em promover não apenas aprendizado em sala de aula, mas também experiências que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento integral dos alunos.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!