Câmara de Amélia Rodrigues discute unificação de feriados e aprova emendas ao projeto

Durante a 16ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (12/8), a Câmara Municipal de Amélia Rodrigues discutiu o Projeto de Lei nº 012/2025, de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei Municipal nº 614/2014 e unifica o feriado de 26 de maio, em homenagem ao aniversário de nascimento da patrona Amélia Rodrigues, ao feriado de 31 de maio, dedicado à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição da Lapa.

O texto do PL prevê que a unificação dos feriados busca valorizar elementos essenciais da identidade local, reunindo história, cultura e religiosidade. A proximidade das datas no calendário, segundo a justificativa, permitirá melhor planejamento de eventos cívicos, culturais e religiosos, além de fortalecer o turismo e a divulgação do patrimônio histórico do município.

Emendas aprovadas

Duas emendas foram apresentadas e receberam aprovação do plenário. A primeira, de autoria da vereadora Nete (PT), torna obrigatória a realização de ações educativas nas escolas municipais no dia 26 de maio, voltadas à preservação da memória e do legado de Amélia Rodrigues. Entre as iniciativas previstas estão palestras, oficinas, projetos pedagógicos, concursos culturais e apresentações abertas à comunidade escolar.

Vereadora Nete de Tia Zú (PT) – Foto: Fala Genefax

“Têm alunos que não reconhecem e não sabem do 26 de março e o que representa. Procurei colocar uma emenda que pudesse colaborar de uma forma mais efetiva, de modo que as próximas gerações possam conhecer, de fato, a vida de Amélia Rodrigues, bem como para que as escolas trabalhem essa data e que não passe em branco”, afirmou a vereadora Nete.

O presidente da Câmara, vereador Fabiano de Lima, Bilu (PSB) – Foto: Fala Genefax

A outra emenda foi apresentada pelo presidente da Câmara, Fabiano de Lima, Bilu (PSB), reforçando a justificativa para a integração dos feriados. Ele destacou a importância de unir elementos históricos, culturais e religiosos do município, além de otimizar recursos para a realização de eventos.

 “Parabenizo Nete pela coragem de fazer uma emenda brilhante. Foi discutida com todos os vereadores e comerciantes presentes. Para ser vereador tem que ter coragem, porque precisamos tomar decisões. Algumas agradam a população e outras não, mas a gente vai sempre visar o melhor”, disse.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Um Comentário

  1. Sinceramente, entendo que os/as vereadores/as de Amélia Rodrigues deveriam ter analisado o Projeto de Lei considerando a expressividade da denominação “Amélia Rodrigues” para o município. Trata-se, excluindo as menções a nomes religiosos, do único município da Bahia que leva o nome de uma mulher. E que mulher: professora, escritora, teatróloga, poetisa e filha da terra que hoje se chama Amélia Rodrigues.
    O feriado em homenagem a Amélia Rodrigues é carregado de simbolismo e representa uma excelente oportunidade para discussões de pautas que nos são caras, sensíveis, como questões de gênero, identidades, etnia, dentre tantas outras. Traz, ainda, a chance de (re)pensarmos a memória local, regional e nacional, dada a contribuição desse território — mesmo antes do seu desmembramento — para a construção e afirmação da nossa identidade nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics