Bebê de 2 meses morre após passar mal ao tomar vacinas em unidade de saúde

Um bebê de dois meses morreu na tarde desta segunda-feira (28/4) após passar mal ao tomar vacinas na Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides Maltês, localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador.
Arraiá do Berimbau: Prefeita Tânia Yoshida desmente boatos sobre acesso de visitantes e anuncia reforço na segurança do novo espaço
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bebê, que não teve a identidade revelada, foi levado na unidade de saúde pela mãe.
De acordo com a SMS, equipes da unidade de saúde e profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) tentaram a reanimação, mas o bebê não resistiu.
O bebê tomou as seguintes vacinas:
-
Rotavírus (oral): indicada para prevenir gastroenterites, especialmente as causadas pelo rotavírus, que podem provocar vômitos, diarreias e desidratação;
-
Pneumocócica (injetável): protege contra infecções como pneumonia, meningite, sinusite e otite;
-
Pentavalente (injetável): combate doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e o corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de perícia. A causa da morte será determinada após a conclusão do laudo médico-legal.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde destacou que todas as vacinas utilizadas na rede pública seguem os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A pasta afirmou ainda que todo o atendimento foi conduzido com seriedade e transparência.
A secretaria ainda se solidarizou com a família e se colocou à disposição para prestar apoio necessário e prestar esclarecimentos para a polícia.