Arraiá do Berimbau: Prefeita Tânia Yoshida desmente boatos sobre acesso de visitantes e anuncia reforço na segurança do novo espaço

Ver essa foto no Instagram
A prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD), divulgou, neste domingo (27/4), um vídeo esclarecendo informações a respeito da realização do Arraiá do Berimbau 2025. A gestora desmentiu boatos que circulavam nas redes sociais sobre a suposta restrição de acesso à festa e explicou detalhes sobre a mudança do local do evento, que este ano será realizado no Estádio Municipal Rosalvo de Matos Valadares, conhecido como Roseirão.
Prefeita Tânia Yoshida anuncia que Arraiá do Berimbau 2025 será realizado no Estádio Municipal e terá um dia a mais de festa
Segundo a prefeita, sua fala durante a live realizada na última quinta-feira (24) foi deturpada. Tânia reforçou que o que estava em debate era a entrada de ambulantes de fora do município, e não a participação do público em geral.
“Editaram a parte da minha fala e deturparam o que eu falei. Quando eu me referi à questão de pessoas de fora, estava falando dos ambulantes. No São João de 2024, eu e toda a equipe da saúde, inclusive a secretária Mitsui, ficamos praticamente até meia-noite trabalhando justamente para não deixar essas pessoas entrarem de jeito nenhum, porque é uma falta de respeito. [Eles] muitas vezes vem com garrafas de vidro e isso arrisca todo o trabalho da segurança”, pontuou.
Sobre a mudança do tradicional espaço da Praça Manoel Teixeira de Freitas para o Roseirão, Tânia Yoshida explicou que a decisão foi tomada para oferecer mais segurança e conforto ao público, diante do crescimento da festa. Ela destacou que o estádio tem uma área significativamente maior — mais de 19 mil metros quadrados — contra pouco mais de 10 mil metros quadrados da praça.
A nível de comparação, a prefeita explicou que o gramado do Estádio Roseirão mede 120 m x 75 m, enquanto o da Arena Fonte Nova, em Salvador, possui 110 m x 75 m. Segundo ela, isso demonstra que o espaço escolhido para o Arraiá do Berimbau 2025 é maior e mais adequado para receber o público com mais conforto e segurança.
“Eu jamais faria nada sem pensar. Quem começou o São João em 1997 fui eu, e comecei com muito sacrifício, batalhei muito. Tentaram de todas as formas destruir o São João, mas não conseguiam, porque estava bem estruturado. O estádio é maior e questão da segurança é totalmente diferente”, disse a gestora.
O novo local contará com múltiplos acessos de entrada e saída e reforço na segurança, de acordo com Tânia. “Só de acesso vão ter três de entrada com seis metros de largura e quatro acessos de saída de emergência pelas ruas, porque são oito ruas que temos ali atrás do estádio”
A prefeita também anunciou novidades para a organização da festa, como a padronização das barracas e isopores, além do uso de QR Codes para o credenciamento dos comerciantes, visando garantir mais controle e segurança.
Tânia aproveitou o pronunciamento para denunciar ataques pessoais e discurso de ódio que tem sofrido nas redes sociais. “Têm falas de ameaça e até de invadir a minha casa”, afirmou, sinalizando que tomará medidas legais contra os responsáveis.
A chefe do Executivo Municipal garantiu que os turistas e moradores de Conceição do Jacuípe contarão com total segurança tanto no estádio quanto nos arredores. Ela também anunciou que haverá transporte gratuito saindo das localidades até o local da festa e retorno às residências, reforçando que tudo foi cuidadosamente planejado e que, em breve, será apresentada a estrutura completa do projeto.
Na quarta-feira (30), a prefeita realizará sua tradicional live semanal, quando anunciará novos nomes que compõem a programação da festa.
só não pode privatizar