UFRJ desmente Gracyanne Barbosa: musa fitness nunca cursou Direito na instituição

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desmentiu publicamente a informação de que a modelo e musa fitness Gracyanne Barbosa tenha cursado ou concluído o curso de Direito na instituição, como ela afirmou diversas vezes em entrevistas e como consta em sua página na Wikipédia.
Segundo comunicado oficial da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ, não há qualquer registro acadêmico da ex-dançarina na universidade. “Todos os alunos possuem uma pasta discente desde 1891. No caso de Gracyanne Barbosa, não há esse registro. Também não há informação no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica)”, afirmou Márcio Capella, responsável pelo Núcleo de Documentação e Memória Arquivística (NUDMA).
Ainda de acordo com Capella, para alguém que alega ter concluído o curso em 2006, deveria existir ao menos um processo registrado de diploma, o que não foi encontrado.
O boato de que Gracyanne teria se formado em Direito pela UFRJ circulou por anos e chegou a ser reforçado em 2018, quando estudantes do curso a homenagearam com camisetas estampando seu rosto, ao lado de nomes como Jorge Amado e Clarice Lispector, em uma campanha do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco).
Entretanto, um aviso fixado no mural da FND, intitulado “FATO OU FAKE?”, confirmou: “É FAKE que Gracyanne Barbosa tenha sido aluna da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.” O documento esclarece que foram realizadas consultas nos registros acadêmicos de 1999 a 2010, sem encontrar qualquer vestígio da matrícula da musa fitness.
Até o momento, Gracyanne Barbosa não comentou o desmentido da universidade.