Atenção, homens: conheça a posição sexual que mais causa fratura peniana

Embora o tema possa causar desconforto, especialistas afirmam: é melhor prevenir do que remediar. Médicos do sistema de saúde britânico (NHS) e pesquisadores brasileiros apontam que a posição sexual conhecida como cowgirl invertida — em que a mulher fica por cima e de costas para o parceiro — é a que mais provoca fraturas penianas, uma lesão grave e extremamente dolorosa.
O cirurgião Karan Raj, do NHS, explicou que a posição apresenta riscos elevados quando os movimentos do casal estão fora de sincronia. “Se houver qualquer penetração errática, o pênis pode escorregar e ser esmagado pelo osso púbico feminino”, relatou Raj em uma publicação para seus mais de 5 milhões de seguidores no TikTok.
A fratura ocorre quando os corpos cavernosos — estruturas que se enchem de sangue durante a ereção — se rompem, geralmente acompanhada de um som de estalo, dor intensa e perda imediata da ereção.
Dados recentes do NHS apontam que 162 homens precisaram de cirurgia entre 2023 e 2024 após sofrerem esse tipo de lesão. Já um estudo brasileiro publicado em 2015 revelou que posições com a mulher por cima representavam 50% dos casos de fraturas, seguidas pela posição “de quatro”, com 29%. A posição mais segura, segundo os especialistas, continua sendo a tradicional “papai e mamãe”.
Apesar do constrangimento, os médicos enfatizam a importância de procurar atendimento médico imediato ao menor sinal de fratura, para evitar sequelas graves como disfunção erétil, deformidades e dor nas próximas ereções.