Prefeitura de cidade da região cancela festejos juninos em 2025; veja o motivo

A tradicional festa de São João Antecipado de Santa Bárbara não será realizada em 2025. O anúncio foi feito na última terça-feira (8/4) pelo prefeito Edifrancio Oliveira (PSD), que justificou a decisão como parte de uma estratégia voltada ao desenvolvimento econômico do município.
Poupe Honda: Garanta sua Biz 0km com entrada reduzida na Moto Clube de Conceição do Jacuípe
De acordo com o gestor, os recursos que seriam destinados à realização do evento – cerca de R$ 3 milhões – serão utilizados para a aquisição de um terreno às margens da BR-116, onde será implantado um parque industrial. A expectativa é que o novo polo gere aproximadamente 400 empregos diretos.
“Se eu comprar a área do polo industrial, não tenho condições de fazer o São João. E se eu fizer o São João, não consigo investir no crescimento da cidade. Então tomei a decisão de priorizar o progresso da cidade”, explicou.
Para Edifrancio, a área a ser adquirida, às margens da BR-116, tem grande potencial para atrair empresas ao município, que é conhecido como “capital do requeijão” e tem quase 21 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No ano passado, o São João Antecipado de Santa Bárbara foi realizado entre 14 e 16 de junho, sob realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur).
A programação contou com nomes como Flávio José, Peruanno, Cacau com Leite e Toque Dez, além de artistas da cena local e regional que animaram os dois palcos do evento.
“O cancelamento é uma decisão difícil, eu sei. O comércio esperava, a juventude esperava, mas não posso fazer festa deixando a cidade em situação financeira delicada. Quero fazer festa com os pés no chão, mas, acima de tudo, quero que Santa Bárbara cresça ”, reforçou o prefeito.
Edifrancio assegurou que outros eventos culturais e festivos serão realizados ao longo deste ano, como um festival em setembro, a comemoração da emancipação política em dezembro e a Copa Rural.