Ex-vereador é preso por integrar organização criminosa

Amadeus dos Santos Silva, ex-vereador da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, foi preso nesta quarta-feira (9/4) após decisão judicial que alterou seu regime de cumprimento de pena de semiaberto para fechado. O político havia sido condenado a sete anos de prisão por integrar uma organização criminosa e ficou foragido por mais de um ano antes de se entregar à Justiça em 19 de fevereiro de 2025.

Poupe Honda: Garanta sua Biz 0km com entrada reduzida na Moto Clube de Conceição do Jacuípe
Foto: Reprodução

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a mudança no regime de pena foi motivada por violações nas condições impostas para o uso da tornozeleira eletrônica por parte de Amadeus. Investigação apontou que o ex-parlamentar cumpria apenas formalmente as condições de trabalho externo, sendo frequentemente encontrado em locais não autorizados, como a Câmara de Vereadores de Juazeiro, onde sua irmã atualmente ocupa um mandato.

O juiz Roberto Paranhos Nascimento, em sua decisão, ressaltou que as evidências demonstram que Amadeus “comparecia ao local de trabalho apenas para registrar presença no sistema de monitoramento, sem exercer efetivamente qualquer atividade laboral”.

A defesa do ex-vereador, surpreendida com a decisão, afirmou que Amadeus cumpria as regras do regime semiaberto e que buscará a reanálise da medida durante a audiência de justificação.

Entenda acusações

Amadeus dos Santos Silva foi uma das figuras centrais na Operação Astreia, conduzida pela Polícia Federal, que o acusou de dificultar as investigações ao tentar destruir provas. Na residência do político, foram encontradas drogas e documentos falsos. O MP também destacou que ele movimentava cerca de R$ 400 mil com o objetivo de “ocultar e dar aparência de licitude a valores advindos da atividade ilícita do grupo criminoso”.

Esta não é a primeira vez que Amadeus enfrenta a justiça. Ele já havia sido detido anteriormente durante uma das fases da operação, mas foi liberado após uma decisão judicial favorável.

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics