Presidente Bilu propõe e Câmara de Amélia Rodrigues aprova requerimento em defesa de políticas para pessoas com autismo

O presidente da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues, vereador Fabiano de Lima, conhecido como Bilu (PSB), apresentou, durante a 5ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (8), apresentou o Requerimento nº 007/2025, voltado ao fortalecimento das políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A propositura foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes.
Vereadores parabenizam presidente da Câmara de Amélia Rodrigues por seu aniversário durante Sessão Ordinária

O requerimento solicita à Prefeitura informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas no município para apoiar pessoas com TEA, dentro e fora da rede de ensino. Dentre os questionamentos, destacam-se: os dados atualizados sobre o número de pessoas com diagnóstico de autismo na cidade, capacitação de profissionais, estratégias de inclusão nas escolas regulares, estrutura de atendimento especializado e o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em sua justificativa, o presidente ressaltou que o TEA é uma condição neurológica que afeta significativamente a vida dos diagnosticados e suas famílias. Fabiano destacou a importância de políticas públicas inclusivas, capacitação de profissionais da educação e da saúde, além de apoio financeiro por meio de programas como o BPC.
“A inclusão e o respeito às diferenças são princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, é essencial que políticas públicas sejam implementadas para garantir o acesso a serviços de saúde, educação e apoio social para as pessoas com TE”, afirmou o vereador no documento.

O vereador Flavinho Correria (MDB) parabenizou o presidente pela iniciativa e reforçou a necessidade de assistência contínua a crianças com TEA e suas famílias.
“O senhor foi bastante assertivo nesse requerimento. Nós trouxemos quase R$ 2 milhões [em emendas] através do deputado estadual Cláudio Cajado (PP) e de Kátia Bacelar (PL) para o município. Diante disso, fiz o pedido à secretária de Saúde para que, desses quase R$ 2 milhões, ela possa direcionar uma parte para o atendimento a essas crianças. Precisamos dar atenção a essas crianças diariamente e às mães também”, declarou.

Já o vereador Zé Silveira (Republicanos) lembrou que tem um projeto voltado à causa e falou sobre o núcleo de atendimento inaugurado no ano passado, no qual cerca de 65 crianças são atendidas. Ele afirmou ainda que está articulando a presença do coordenador do núcleo em uma próxima sessão para detalhar o trabalho realizado.

Por sua vez, o vereador Pipe de Jojó (PSB) destacou a importância de cuidar das famílias atípicas, enfatizando que quem cuida de pessoas também precisa de cuidado. Ele mencionou a necessidade de garantir apoio psicológico às mães e de oferecer atendimento especializado de forma contínua.