Banco Central anuncia novidades para o Pix; saiba quais são
Está nos planos da autoridade monetária implementar mais funcionalidades para o Pix

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciou, nesta quarta-feira (2/4), novas funcionalidades para o Pix que deverão ser implementadas ao longo de seu mandato, que se estende até 2028. A declaração foi feita durante o evento de comemoração dos 60 anos da instituição, realizado na sede do BC em Brasília (DF), com a participação de ex-presidentes, membros da diretoria, servidores e convidados.
AMÉLIA RODRIGUES: Vereadores se comprometem a buscar transporte para projeto esportivo e reforçam importância da iniciativa
Novidades no Pix
Além da funcionalidade Pix por Aproximação, já lançada neste ano, o Banco Central planeja introduzir as seguintes inovações:
- Lançamento do Pix Parcelado, que permitirá o parcelamento de compras nessa modalidade com taxas mais baixas e atrativas;
- Implementar o Pix como Garantia, onde o empreendedor poderá usar a chave Pix como garantia.
- Evoluir no processo de segurança do Pix, o BC pretende rastrear os recursos em função de golpes.
- Criar o Drex, o real digital.
Comemoração dos 60 anos do Banco Central
Durante a tarde, o Banco Central lançou o selo institucional em comemoração aos 60 anos da autoridade monetária. Ainda durante o evento, a autoridade monetária anunciou um programa de entrevistas entre Galípolo e ex-presidentes do BC.
O evento contou com a presença de importantes autoridades do governo, incluindo os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).