Prefeitura de Amélia Rodrigues celebra culminância do Março Mulher com seminário dedicado às educadoras

A Prefeitura de Amélia Rodrigues, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEAR), realizou nesta segunda-feira (31/3), o seminário “Mulheres Educadoras: Como as relações de gênero e raça nos afetam e nos fazem afetar”. O evento marcou a culminância das atividades do Mês da Mulher e aconteceu na quadra poliesportiva Padre Aristotelino Dantas, reunindo profissionais da educação e personalidades da cultura.

Prefeitura de Amélia Rodrigues recebe novo trator para fortalecer infraestrutura e agricultura
Foto: FALA GENEFAX

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem a saudosa Ana Bahia Menezes (1919-2017), mãe do prefeito João Bahia (PSD), que dedicou sua vida ao magistério e à formação de gerações. Professora respeitada, Ana Bahia destacou-se pela dedicação ao ensino e pelo compromisso com a educação como ferramenta de transformação social.

João Bahia (PSD), prefeito de Amélia Rodrigues – Foto: Fala Genefax

O prefeito relembrou a trajetória da mãe e ressaltou a importância das mulheres na educação. “Culminamos as ações desse mês com uma homenagem às mulheres professoras, essas profissionais que fazem a educação e fazem toda a humanidade. Fico feliz em homenagear essas mulheres e também fiquei feliz quando Gilmara trouxe um pouco da biografia da minha mãe, que é descendente de negros. A história de minha mãe como professora é fantástica, a única riqueza que ela nos trouxe foi a educação, e isso nos orgulha muito, porque é o grande tesouro que ela nos deu”, afirmou.

Célia Bahia, primeira-dama de Amélia Rodrigues – Foto: Fala Genefax

A primeira-dama, Célia Bahia, também destacou a relevância de Ana Bahia. “É uma professora que nos inspira até além do presente. Sou suspeita a falar sobre Ana Bahia, essa mulher com quem convivi há mais de 30 anos. A capacidade, a memória daquela mulher é invejável. Aos 98 anos, Ana Bahia recebia ainda aqueles jornais de papel e lia, discutia sobre qualquer assunto, e João é reflexo de tudo isso”, disse.

Professora e pesquisadora Joselice Souza – Foto: Fala Genefax

A programação contou ainda com a palestra da professora e pesquisadora Joselice Souza, que abordou a relevância das mulheres negras na educação. “A mensagem que deixo é a de nos valorizarmos enquanto mulheres da educação. Esse é espaço importante que tem sido conquistado por mulheres, sobretudo mulheres negras. Precisamos usar essa possibilidade que a gente tem de protagonismo para fazer com que as coisas mudem, para trazer reflexões importantes no chão da escola, para que a gente tenha gerações muito mais reflexivas e dispostas a eliminar essas opressões estruturais”, pontuou.

atriz Regiane Maia, do Bando de Teatro Olodum – Foto: Fala Genefax

Outra presença marcante foi a da atriz Regiane Maia, do Bando de Teatro Olodum, que participou do filme “Ó Paí, Ó”. Ela falou sobre a importância do reconhecimento das mulheres negras na sociedade. “Eu achei maravilhosa essa homenagem, porque o professor, ele é o celeiro de tudo. É com ele que a gente começa a aprender a falar, escrever, Se não fosse o professor, como seria?”, refletiu.

As atrizes Cássia Vale e Regiane Maia ao lado do jornalista Genefax – Foto: Fala Genefax

Cássia Vale, atriz, diretora e escritora da peça “Memórias Povoadas”, também esteve presente e falou sobre a importância do evento. “É uma alegria trazer ‘Memórias Povoadas’ para esse lugar que também já me homenageou como escritora. Parabéns à prefeitura e à Secretaria de Educação por esse pensamento. Estamos fazendo um teatro que vai onde o povo está, pois a gente sabe da dificuldade dos centros de cultura para formar teatro no interior”, ressaltou.

Simone Silva, professora aposentada – Foto: Fala Genefax

A professora aposentada Simone Silva, que tem 34 anos de experiência na educação, ressaltou o impacto positivo do seminário. “A educação em Amélia Rodrigues tem sido um diferencial, um divisor de águas. E essa homenagem é muito importante porque resgata a autoestima das mulheres, principalmente das mulheres educadoras. Costumo dizer que Amélia Rodrigues é um celeiro de talentos no quesito educação. É uma cidade que se destaca nesse quesito porque temos mulheres muito comprometidas e educadoras realmente que trabalham por amor e fazem a diferença.”

Ariuma Borges, professora da Creche Maria da Purificação Azevedo – Foto: Fala Genefax

Arilma Borges, professora da Creche Maria da Purificação Azevedo, em Amélia Rodrigues, falou sobre o olhar da gestão voltado à educação. “Para nós, é muito gratificante, porque é inovador, está sendo diferenciado, está atraindo todas as pessoas. É muito gratificante para todo mundo. Me senti representada, me senti empoderada, me senti valorizada”, avaliou.

Luciana Rocha, vice-diretora do Colégio Municipal Governador Luís Viana Filho

Luciana Rocha, vice-diretora do Colégio Municipal Governador Luís Viana Filho, também destacou a relevância do tema abordado no seminário. “Foi um tema maravilhoso, bem escolhido, pois é algo que nos afeta para que a gente afete outros. Tem sido um aprendizado maravilhoso.”

Seminário “Mulheres Educadoras: Como as relações de gênero e raça nos afetam e nos fazem afetar” – Foto: Fala Genefax

O evento também contou com apresentações culturais e depoimentos de educadoras, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o reconhecimento e valorização das mulheres na educação.

 

IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS

 

CONFIRA!

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics