Vitória estreia com derrota no Brasileirão e é superado pelo Juventude fora de casa

O Vitória não começou bem sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2025. Na noite deste sábado (29), o Leão foi derrotado por 2 a 0 pelo Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela primeira rodada da Série A. O atacante Gabriel Taliari foi o grande nome da partida, marcando os dois gols da vitória gaúcha.
Com o resultado, o Rubro-Negro não soma pontos na estreia e ocupa as últimas posições da tabela, enquanto o Juventude já anota seus três primeiros pontos no torneio nacional.
Domínio gaúcho e Taliari inspirado
Mesmo atuando fora de casa, o Vitória começou a partida pressionando e adiantando a marcação. No entanto, foi o Juventude que abriu o placar logo aos sete minutos, com Gabriel Taliari aproveitando lançamento de Abner, vencendo a marcação de Neris e batendo cruzado no canto: 1×0.
O gol abalou o time baiano, que passou a sofrer com investidas perigosas do time da casa. O goleiro Gabriel evitou o segundo gol em duas boas defesas, e a arbitragem ainda anulou um gol de Ênio após falta marcada no volante Ronald, após revisão do VAR.
Na reta final do primeiro tempo, o Leão teve chances com Jamerson e Janderson, mas ambas finalizações foram desperdiçadas. A etapa inicial terminou com o time de Thiago Carpini em desvantagem.
Mudanças e nova falha defensiva
Na volta para o segundo tempo, o técnico Thiago Carpini promoveu três mudanças no time: saíram Neris, Ronald e Gustavo Mosquito, para as entradas de Zé Marcos, Erick e Léo Pereira.
Mesmo com a equipe mais ofensiva e pressionando novamente, o Vitória sofreu o segundo gol aos cinco minutos, mais uma vez com Gabriel Taliari. Após jogada de Batalla, a bola sobrou para o camisa 19, que bateu de primeira. A bola ainda desviou em Lucas Halter antes de morrer no fundo da rede: 2×0 Juventude.
O Rubro-Negro ainda tentou reagir. Aos 45, Fabri perdeu uma grande oportunidade ao chutar para fora na pequena área. Já aos 49, Jamerson arriscou, mas foi bloqueado pela defesa alviverde.
O Vitória agora muda o foco para a Copa Sul-Americana, onde estreia na próxima quarta-feira (2), às 21h30, no Barradão, contra o Universidad de Quito, do Equador, pela primeira rodada do Grupo B.
Pelo Brasileirão, o Leão volta a campo no domingo (6), às 18h30, novamente no Barradão, onde enfrentará o Flamengo pela segunda rodada da competição. A expectativa é de reação e apoio da torcida em casa.