Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina; confira

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (24/3) a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, que inclui 120.039 contribuintes que regularizarem pendências com o Fisco. O valor total a ser restituído é de R$253,88 milhões. Desse total, R$ 168,86 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Adquira seu lote chácara na Gameleira, em Conceição do Jacuípe, com pagamento facilitado e 20% de desconto à vista
A maior parte dos beneficiários prioritários (75.790) informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a inclusão da chave Pix garante prioridade no pagamento.
Na sequência, estão:
- 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 3.163 idosos acima de 80 anos;
- 2.405 contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave.
- Outros 18.453 contribuintes, que não se enquadram nas categorias prioritárias, também terão direito à restituição.
Como consultar o lote da malha fina
A consulta pode ser feita:
– No site da Receita Federal, em “Meu Imposto de Renda” → “Consultar a Restituição”;
– No aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.
O pagamento será realizado em 31 de março, depositado diretamente na conta ou chave Pix informada na declaração. Caso o valor não seja creditado — por exemplo, se a conta estiver desativada —, o contribuinte poderá resgatar o dinheiro no Banco do Brasil em até um ano, por meio do Portal BB.
Se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” → “Meu Imposto de Renda” → “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Contribuintes fora da lista devem verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para inclusão nos próximos lotes.