Estudantes da Rede Estadual da Bahia se destacam no Enem 2024 com notas de até 980 na redação

Os alunos da rede estadual de ensino da Bahia brilharam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com destaque para as redações, onde vários estudantes alcançaram a expressiva nota de 980. Os resultados foram divulgados na última segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
PortoBello lança crediário especial para aposentados e pensionistas em Conceição do Jacuípe

Entre os destaques está Clarisse Clara da Silva Gomes, de 18 anos, estudante do Colégio Estadual Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê. Ela atribui seu sucesso à disciplina e prática constante:
“Desde o primeiro ano do Ensino Médio, faço o Enem como ‘treineira’. Além de estudar pela manhã no colégio, dedicava as tardes em casa para o preparatório e simulados aos fins de semana”, revelou.

Já Laís Evangelista Souza, de 17 anos, aluna do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas, destacou a importância dos projetos escolares para sua preparação, especialmente o tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“O projeto sobre a consciência negra contribuiu para minha argumentação crítica. Foi gratificante ver meu esforço reconhecido. Agora, pretendo cursar Medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB) e estou ansiosa pelo Sisu”, comentou Laís.

Outro destaque foi Luís Felipe de Oliveira da Silva, do Colégio Estadual Altair Almeida Meira, em Maiquinique. Ele destacou o apoio dos professores em sua conquista:
“Não fiz uma preparação rigorosa, mas contei com o aprendizado da escola e com videoaulas. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou.
Em 2024, o Enem registrou mais de 113 mil inscritos da rede estadual baiana, atingindo 100% de participação entre os estudantes concluintes do Ensino Médio. O número representa um aumento de 38% em relação ao ano anterior, demonstrando o engajamento e a dedicação dos alunos e professores.
Os resultados são motivo de orgulho para a educação pública baiana e reforçam o papel transformador da escola na formação de cidadãos críticos e preparados para o futuro.