Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA atinge 100 prisões em 14 dias

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou um marco impressionante nos primeiros dias de 2025: 100 prisões em apenas 14 dias.
Muros Pré-Moldados: Economia e rapidez para sua obra em Conceição do Jacuípe
A tecnologia, que utiliza câmeras para identificar foragidos com mandados registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), gerido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), continua a revolucionar a segurança pública no estado.
As prisões foram efetuadas em Salvador, na Região Metropolitana e em diversos municípios do interior baiano. Os crimes atribuídos aos detidos incluem roubo, homicídio, tráfico de drogas, estupro e até não pagamento de pensão alimentícia.
Em 2024, o sistema registrou um número recorde, com 1.132 prisões realizadas, consolidando-se como uma das ferramentas mais eficazes da SSP-BA. Desde sua implementação, a tecnologia já permitiu a localização de 2.485 foragidos da Justiça, demonstrando a sua eficácia no combate ao crime.
O sistema está atualmente ativo em 81 cidades da Bahia e também é utilizado em eventos de grande porte realizados na capital e no interior. Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a integração entre tecnologia e inteligência policial é o diferencial.
“A tecnologia é fundamental na localização de pessoas com mandados de prisão. São capturas realizadas obedecendo um protocolo de integração e inteligência policial”, destacou o secretário.