Moradores acreditam que jacarés “imitam” afogamentos para atrair vítimas

Em Bali, Indonésia, um comportamento inusitado de jacarés está deixando os moradores intrigados e assustados. Eles acreditam que os répteis da região “aprenderam” a imitar movimentos de humanos se afogando para atrair pessoas aos rios e, assim, atacá-las.
Supermercado Sumaré abre mais de 10 vagas de emprego em Conceição do Jacuípe
A teoria ganhou força após um vídeo viral no Instagram, onde um homem registrou um jacaré que parecia estar simulando um afogamento. A certa distância, as patas do animal davam a impressão de serem mãos humanas se debatendo desesperadamente. No vídeo, o narrador afirma que o jacaré estava consciente do que fazia e havia desenvolvido esse comportamento como estratégia de caça.
Especialistas apontam que jacarés e crocodilos são predadores extremamente adaptáveis, capazes de desenvolver técnicas sofisticadas ao longo de milênios para garantir sua sobrevivência. Esses animais são descendentes de répteis que coexistiram com os dinossauros, demonstrando uma incrível capacidade de adaptação enquanto outras espécies foram extintas.
A repercussão do vídeo nas redes sociais gerou diversos comentários. “Os jacarés estão se desenvolvendo mais rapidamente do que a inteligência artificial”, brincou um internauta. “E as pessoas chamam os animais de burros!”, ironizou outro. Um terceiro foi mais sério ao refletir: “Pode ser mais assustador do que as pessoas estão dando crédito.”
Embora ainda não haja comprovação científica para o comportamento relatado, a história tem alimentado o fascínio e o medo em relação à inteligência e capacidade de adaptação desses animais.
Ver essa foto no Instagram