Vacinação contra a dengue e eliminação de focos do mosquito movimentam Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou uma grande ação de combate à dengue, que incluirá vacinação e limpeza urbana, marcada para o próximo dia 25 de janeiro na sede do município e 1º de fevereiro nos distritos. A iniciativa busca garantir proteção contra a doença e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

SÓ NA ELETROLED! Celulares a partir de R$ 739 e mais de 14 mil produtos para todos os gostos

A operação é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Serviços Públicos (Sesp). Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, equipes compostas por agentes de limpeza, agentes de endemias e comunitários de saúde trabalharão juntas. Enquanto os agentes de saúde farão a conscientização e vacinação, os profissionais de limpeza urbana atuarão na remoção de resíduos sólidos descartados irregularmente.

“Faremos essa ação integrada para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, sobretudo nos bairros de maior incidência da doença. Além do trabalho de limpeza, estaremos conscientizando os moradores a redobrarem os cuidados. Diminuindo os possíveis criatórios, conseguiremos reduzir a circulação do Aedes aegypti”, afirmou Rodrigo Matos.

Casos preocupantes e vacinação prioritária

Até o momento, Feira de Santana registrou 28 notificações de casos de dengue em 2025. No ano anterior, os números foram alarmantes: 6.651 ocorrências confirmadas, incluindo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes. Diante desse cenário, o município aposta na vacinação como estratégia para conter o avanço da doença.

O esquema de imunização será montado em sete pontos estratégicos, cujos locais serão divulgados em breve. A vacinação será voltada prioritariamente para jovens entre 10 e 14 anos, público mais afetado pelos óbitos registrados.

“Vacinas salvam vidas e com a dengue não é diferente. Nosso foco é proteger os mais vulneráveis e ampliar a imunização em massa, incluindo os distritos”, destacou o secretário.

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics