SESAB emite comunicado para serviços de saúde diante do surto de doença na China

Diante do surto de Metapneumovírus Humano (HMPV) na China, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), adotou medidas de monitoramento e orientação para prevenir a propagação da doença na Bahia.

SÓ NA ELETROLED! Celulares a partir de R$ 739 e mais de 14 mil produtos para todos os gostos

A Sesab, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), é coordenada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Bahia (Cievs), com o objetivo de sensibilizar e reforçar a Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Orientações e Medidas Preventivas

Entre as ações recomendadas pela Sesab, está a sensibilização dos profissionais dos Núcleos de Epidemiologia, em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Essas medidas visam a identificação e comunicação imediata sobre o aumento de casos suspeitos de infecções respiratórias, especialmente em unidades de saúde.

Além disso, a SESAB reforça a importância do monitoramento contínuo de possíveis casos e da vigilância epidemiológica, com foco na detecção precoce do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não emitiu alerta internacional, mas as autoridades sanitárias brasileiras seguem em constante vigilância para garantir a rápida resposta.

O Que é o Metapneumovírus Humano (HMPV)?

O HMPV é um vírus responsável por infecções respiratórias, transmitido principalmente por gotículas de uma pessoa para outra ou pelo contato com superfícies contaminadas.

Seus sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, falta de ar e, em casos mais graves, infecções das vias aéreas superiores (IVAS), bronquiolite e pneumonia. O período de incubação do vírus varia de 2 a 5 dias.

Embora o HMPV possa afetar pessoas de todas as idades, as crianças menores de 2 anos estão entre os grupos mais vulneráveis. Atualmente, não há um tratamento antiviral específico nem uma vacina disponível para a prevenção da infecção.

As autoridades de saúde enfatizam a importância da vacinação contra Covid-19 e Influenza, já que essas doenças podem agravar a condição respiratória causada pelo HMPV.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics