Dengue: sorotipo 3 volta a circular no país e preocupa autoridades

O aumento da circulação do sorotipo 3 da dengue, registrado nas últimas quatro semanas de dezembro, tem gerado preocupação entre as autoridades sanitárias brasileiras.

SÓ NA ELETROLED! Celulares a partir de R$ 739 e mais de 14 mil produtos para todos os gostos

O sorotipo, que não predominava no país desde 2008, foi identificado em um número crescente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, ao longo de 2024, o sorotipo 1 foi o predominante no Brasil, identificado em 73,4% dos casos.

Fatores como as altas temperaturas e as secas que leva as pessoas a armazenarem água de maneira inadequada, contribuem para a proliferação do mosquito transmissor.

O país também enfrenta um aumento dos casos de Zika e Chikungunya. Nas últimas semanas de 2024, os estados do Espírito Santo, Tocantins e Acre concentraram a maior parte dos casos de Zika.

Já o estado de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso lideraram os registros de Chikungunya, com 76,3% dos casos.

A febre do Oropouche, por sua vez, teve uma grande concentração no Espírito Santo, com casos também registrados em outros estados, como Rio Grande do Norte, Goiás e Paraná.

Diante desse quadro, a Secretaria de Vigilância em Saúde enfatiza a importância de intensificar a prevenção, como o controle de focos de mosquito e a conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros de Aedes aegypti.

As autoridades seguem monitorando e ajustando as estratégias de enfrentamento dessas doenças, que continuam representando um grande desafio à saúde pública.

 

coopercar conceição do jacuipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics