Deflagrada operação contra cinco policiais militares investigados por homicídios e grupo de extermínio

Na manhã desta sexta-feira (6), uma operação integrada entre o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra cinco policiais militares suspeitos de homicídios, fraude processual e possível formação de grupo de extermínio. A ação, denominada “Operação Mandado de Morte”, foi realizada nos municípios baianos de Cipó, Crisópolis, Paripiranga, Rio Real, Ribeira do Pombal e Serrinha, além de Simão Dias, em Sergipe.

A operação foi conduzida por equipes especializadas do MPBA – os Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) – em parceria com a Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia.

Foto: MP BA

Durante as buscas, que incluíram residências e instalações do 16º Batalhão da PM em Serrinha, 6ª CIPM em Rio Real e 21ª CIPM em Cipó, foram apreendidos simulacros de armas, armas de fogo, munições, celulares e equipamentos eletrônicos. Os mandados foram expedidos pela Vara Crime da Comarca de Nova Soure.

Três dos policiais investigados são suspeitos das mortes de Breno Murilo da Cruz Dantas e Ítalo Mendes da Silva, ocorridas em setembro de 2021, em Nova Soure. Segundo o MPBA, as vítimas foram mortas durante uma operação que supostamente visava cumprir um mandado de prisão contra Breno Dantas. Embora o caso tenha sido registrado como confronto e resistência à intervenção policial, as investigações apontam para uma possível execução sumária seguida de alteração na cena do crime para simular um embate.

Foto: MP BA

Além disso, dois outros policiais estão sob investigação por envolvimento em outras mortes semelhantes, reforçando suspeitas de ações coordenadas por um grupo de extermínio na região.

Foto: MP BA

A “Operação Mandado de Morte” representa um marco na tentativa de coibir práticas ilegais dentro da corporação e reforça o compromisso do MPBA e da SSP em garantir transparência e justiça. O material apreendido passará por análise detalhada, e as investigações continuam para esclarecer o envolvimento dos suspeitos e suas possíveis conexões com outros crimes.

 

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics