PM que matou motociclista durante briga é preso e afastado das funções

O sargento da Polícia Militar Venilson Cândido da Silva, de 50 anos, que matou o motociclista de aplicativo Thiago Fernandes Bezerra, de 23 anos, com um tiro à queima-roupa, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foi afastado da corporação por 120 dias. O crime, ocorrido no último domingo (1º/12), foi registrado por uma câmera de segurança.

Muros Pré-Moldados: Economia e rapidez para sua obra em Conceição do Jacuípe

A decisão pelo afastamento foi assinada nesta quarta-feira (4/12) pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e publicada no Boletim Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS). Venilson também responde a um processo administrativo na Corregedoria da SDS, que pode levar à sua expulsão da corporação. Durante o afastamento, o sargento está proibido de portar arma de fogo até a conclusão do procedimento disciplinar.

Segundo a portaria, caso o processo não seja concluído dentro do prazo, o afastamento poderá ser prorrogado por mais 120 dias. Contudo, se o procedimento ultrapassar esse período sem resolução, o policial poderá retornar às atividades.

Após o crime, o sargento foi espancado por moradores e levado a um hospital antes de ser transferido para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima. Em audiência de custódia, a Justiça decretou sua prisão preventiva, e ele permanece detido no Creed enquanto o caso é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia de Homicídios.

O advogado do sargento, Ernesto Cavalcanti, classificou o afastamento como “precipitado” e “dura”. Segundo ele, o policial possui uma ficha limpa, sem histórico de advertências. “Acho que deve se investigar melhor, apurar os fatos. Estamos diante de um policial com conduta irretocável”, afirmou o defensor.

O crime aconteceu na Rua Barão de São Francisco, no bairro de Alberto Maia, em frente a um condomínio residencial. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o sargento, após uma discussão com o motociclista, sacou a arma e atirou no peito de Thiago, que caiu no chão. O policial recolheu um objeto do local, deixou o capacete próximo à vítima e entrou no condomínio.

Venilson foi encontrado pouco depois em um ônibus próximo ao local do crime. Outros motociclistas o reconheceram e o espancaram usando capacetes até a chegada da Polícia Militar, que o resgatou e o prendeu em flagrante por homicídio.

A investigação criminal conduzida pela Polícia Civil e o processo administrativo aberto pela Corregedoria da SDS determinarão o futuro do sargento, enquanto a família da vítima busca por justiça.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics