Confira o que foi discutido pelos vereadores de Teodoro Sampaio durante a Sessão Ordinária desta terça (3)

Vereadora Sandra Gomes (MDB)
Sandra criticou duramente a atual gestão municipal, destacando que a reunião de urgência na Câmara Municipal, destinada à aprovação de suplementação orçamentária para pagamento de salários e fornecedores, reflete a má gestão e o descontrole financeiro da atual administração. “Você pedir suplementação para pagar salário e fornecedor é sinal de que a sua gestão está sendo irresponsável”, disse.
Além disso, ela também apontou que o prefeito está deixando dívidas significativas e dificuldades para a próxima gestão, afirmando que ele priorizou ações para garantir sua sucessão política e evitar consequências legais, como uma possível prisão.
Durante seu discurso, a vereadora agradeceu ao deputado Otto Alencar Filho (PSD) por indicar a construção de casas no município através do programa Minha Casa, Minha Vida. “Teodoro Sampaio agradece mais uma vez ao deputado Otto Alencar Filho pela indicação, ou melhor, o presente dessas 23 casas sendo construídas através do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou.
Vereadora Dida Uzêda (PSB)
Em seu discurso, destacou a importância da suplementação orçamentária para garantir o pagamento dos funcionários públicos, ressaltando a responsabilidade da Câmara nesse processo. Ela também parabenizou o Coletivo de Mulheres Criativas e Produtivas pelo sucesso do evento do Novembro Negro, que promoveu o empoderamento feminino e a valorização da cultura local, sem apoio financeiro externo.
“Essas mulheres foram fizeram a diferença, fizeram acontecer o projeto. Parabéns a elas, que não temeram a nada e estiveram na rua para realizar esse projeto”, pontuou.
Dida também relatou sua participação em uma audiência com a Secretária de Educação e o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), onde discutiu a reforma da escola estadual, a chegada de um novo ônibus escolar em janeiro e a ampliação de projetos educacionais no município. A vereadora também mencionou o avanço do Projeto Minha Casa, Minha Vida em Teodoro Sampaio, que já contemplou a construção de 23 novas casas. Ela agradeceu aos envolvidos pelo esforço em trazer benefícios para a comunidade, reforçando a importância da união para atender às necessidades da população.
Vereador Ednivaldo Mota – Bel (PSD)
O vereador e presidente da Câmara, Bel, utilizou a tribuna para fazer uma análise crítica da situação financeira e administrativa do município. Ele destacou pontos como a inadimplência com o INSS, que pode levar ao bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a necessidade de maior responsabilidade fiscal por parte da gestão municipal, principalmente nos últimos quadrimestres do mandato.
Bel também denunciou irregularidades, como a retenção de uma máquina pá carregadeira em Salvador devido à falta de pagamento e a compra de pneus para máquinas que não foram localizados. Ele solicitou investigações sobre esses casos e criticou a falta de planejamento e controle nos contratos municipais, alertando que muitos estão irregulares e sem cobertura financeira.
“Acabou o tempo que o gestor público fazia o que queria. Ele fazia o que queria e não acontecia nada. Hoje, conforme a nova lei de responsabilidade fiscal, o gestor público tem que ter muito cuidado, porque a conta pode não chegar agora, mas lá na frente chega”, destacou.
Além disso, o vereador enfatizou que sua postura de cobrança e transparência é necessário para cumprir seu papel como fiscalizador e garantir que o município atue dentro da legalidade.