Confira o que foi discutido pelos vereadores de Teodoro Sampaio durante a Sessão Ordinária desta terça (3)

A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, realizou nesta terça-feira (3/12), mais uma Sessão Ordinária. Na oportunidade, foram debatidos temas relevantes, como a inclusão do município no programa Minha Casa, Minha Vida e a discussão sobre suplementação orçamentária.

Teodoro Sampaio: veja o resumo dos discursos dos vereadores na Sessão Ordinária desta terça (26)

Vereadora Luana Gazar

A vereadora explicou para a população a discussão sobre o pedido de suplementação orçamentária feito pela gestão municipal. Ela destacou o aumento significativo na folha de pagamento do município, que passou de R$ 1,2 milhão em janeiro para R$ 1,9 milhão em setembro, além da ausência de prestação de contas no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nos meses de setembro e outubro.

“Faltam poucos dias para o ano acabar, para a gestão acabar, e o prefeito precisa nesse momento de uma suplementação. O que leva o gestor a solicitar mais uma vez aqui a suplementação? Como é que está a saúde financeira do nosso município?”, questionou. “Neste momento, tem funcionários que receberam seu salário, mas tem funcionários que ainda não receberam. Porque, se a Câmara não entra em providência e não dá suplementação, esse funcionário não recebe o salário, e o próximo salário de dezembro não seria pago”, completou a edil.

Luana criticou a falta de planejamento financeiro e a dependência do município de receitas externas, como ICMS e FPM, afirmando que os gastos são superiores às arrecadações. Ela mencionou dívidas acumuladas, parcelamentos pendentes do INSS e dificuldades para manter fornecedores e serviços essenciais em dia, além de destacar os altos gastos com materiais de construção e o uso de recursos para fins políticos.

Em sua defesa, Luana rebateu críticas que recebeu sobre sua gestão como secretária de Administração e Finanças, reforçando que sempre agiu com responsabilidade, apesar das dificuldades financeiras. Ela afirmou ter saído do cargo por falta de respeito e assegurou que a incompetência e a irresponsabilidade não fazem parte de sua trajetória, destacando sua reputação limpa e seu compromisso com o trabalho.

Vereadora Sandra Gomes (MDB)

Sandra criticou duramente a atual gestão municipal, destacando que a reunião de urgência na Câmara Municipal, destinada à aprovação de suplementação orçamentária para pagamento de salários e fornecedores, reflete a má gestão e o descontrole financeiro da atual administração. “Você pedir suplementação para pagar salário e fornecedor é sinal de que a sua gestão está sendo irresponsável”, disse.

Além disso, ela também apontou que o prefeito está deixando dívidas significativas e dificuldades para a próxima gestão, afirmando que ele priorizou ações para garantir sua sucessão política e evitar consequências legais, como uma possível prisão.

Durante seu discurso, a vereadora agradeceu ao deputado Otto Alencar Filho (PSD) por indicar a construção de casas no município através do programa Minha Casa, Minha Vida. “Teodoro Sampaio agradece mais uma vez ao deputado Otto Alencar Filho pela indicação, ou melhor, o presente dessas 23 casas sendo construídas através do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou.

Vereadora Dida Uzêda (PSB)

Em seu discurso, destacou a importância da suplementação orçamentária para garantir o pagamento dos funcionários públicos, ressaltando a responsabilidade da Câmara nesse processo. Ela também parabenizou o Coletivo de Mulheres Criativas e Produtivas pelo sucesso do evento do Novembro Negro, que promoveu o empoderamento feminino e a valorização da cultura local, sem apoio financeiro externo.

“Essas mulheres foram fizeram a diferença, fizeram acontecer o projeto. Parabéns a elas, que não temeram a nada e estiveram na rua para realizar esse projeto”, pontuou.

Dida também relatou sua participação em uma audiência com a Secretária de Educação e o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), onde discutiu a reforma da escola estadual, a chegada de um novo ônibus escolar em janeiro e a ampliação de projetos educacionais no município. A vereadora também mencionou o avanço do Projeto Minha Casa, Minha Vida em Teodoro Sampaio, que já contemplou a construção de 23 novas casas. Ela agradeceu aos envolvidos pelo esforço em trazer benefícios para a comunidade, reforçando a importância da união para atender às necessidades da população.

Vereador Ednivaldo Mota – Bel (PSD)

O vereador e presidente da Câmara, Bel, utilizou a tribuna para fazer uma análise crítica da situação financeira e administrativa do município. Ele destacou pontos como a inadimplência com o INSS, que pode levar ao bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a necessidade de maior responsabilidade fiscal por parte da gestão municipal, principalmente nos últimos quadrimestres do mandato.

Bel também denunciou irregularidades, como a retenção de uma máquina pá carregadeira em Salvador devido à falta de pagamento e a compra de pneus para máquinas que não foram localizados. Ele solicitou investigações sobre esses casos e criticou a falta de planejamento e controle nos contratos municipais, alertando que muitos estão irregulares e sem cobertura financeira.

“Acabou o tempo que o gestor público fazia o que queria. Ele fazia o que queria e não acontecia nada. Hoje, conforme a nova lei de responsabilidade fiscal, o gestor público tem que ter muito cuidado, porque a conta pode não chegar agora, mas lá na frente chega”, destacou.

Além disso, o vereador enfatizou que sua postura de cobrança e transparência é necessário para cumprir seu papel como fiscalizador e garantir que o município atue dentro da legalidade.

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics