Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Os estudantes interessados em ocupar vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até a próxima sexta-feira (29/11) para realizar a inscrição. O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, através do Portal Acesso Único ao Ensino Superior, no módulo do Fies.
Outlet das Tintas Berimbau celebra aniversário com super descontos na Black Friday
O programa oferece financiamento estudantil para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
- Ter participado do Enem a partir de 2010, com média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação;
- Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236 em 2024);
- Estar matriculado em curso de ensino superior, com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre letivo já tenha sido encerrado.
As vagas remanescentes são destinadas a estudantes já matriculados que não conseguiram financiamento nas etapas regulares do programa. Em 2024, pela primeira vez, o edital prevê prioridade para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), em uma política de ocupação étnico-racial.
Além disso, no Fies Social, estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706), inscritos no CadÚnico, têm prioridade e podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 4 de dezembro, com chamada única e lista de espera. O Fies oferece condições diferenciadas, com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado e, em alguns casos, juros zero, dependendo da renda familiar do candidato.
Na Modalidade I, o pagamento do financiamento começa apenas após o término do curso, respeitando os limites de renda do estudante. O pagamento pode ser realizado via débito em conta corrente ou poupança.
Estudantes podem consultar mais detalhes sobre o programa e os procedimentos no site oficial da Caixa Econômica Federal, que é a operadora do fundo. Desde sua criação, em 2001, o Fies tem sido um instrumento importante para democratizar o acesso ao ensino superior e promover a formação de profissionais de baixa renda no Brasil.