Terra Nova, Teodoro Sampaio e Pedrão lideram ranking das cidades mais negras do Brasil

A Bahia se destaca como o estado com o maior número de cidades predominantemente negras do Brasil, ocupando nove das dez primeiras posições no ranking nacional, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. No topo da lista estão Terra Nova, Teodoro Sampaio e Pedrão, municípios do interior que apresentam os maiores percentuais de pessoas negras em relação à população total do estado.

Segundo o geógrafo Clímaco Dias, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), essas cidades compartilham características históricas e geográficas, localizando-se na região centro-norte e leste do estado, com raízes profundas na economia do cultivo de cana-de-açúcar.

“São cidades que se formaram com quase totalidade da população negra, com muito mais pretos do que pardos. Na década de 80, elas pareciam cidades esquecidas, porque não se integravam a nenhum circuito econômico dinâmico. Muitas usinas faliram ou operaram com baixa produtividade, deixando essas populações encapsuladas e as cidades paralisadas”, explica Dias.

Além das líderes do ranking, o estudo aponta outros municípios baianos com destaque: Salinas da Margarida, São Gonçalo dos Campos, Antônio Cardoso, Aramari, Ourinçangas, Irará e São Francisco do Conde. A Bahia detém mais de 80% das cidades majoritariamente negras do país, com Antônio Cardoso, Ouriçangas, Cachoeira, Santo Amaro e Conceição da Feira entre os destaques.

Feriado do Dia da Consciência Negra: uma conquista nacional

Neste ano, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será feriado em todo o Brasil, graças à Lei nº 14.759, sancionada em dezembro de 2023. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e celebra a resistência e a luta da população negra por igualdade e reconhecimento.

Em Salvador, conhecida como a “Roma Negra”, a oficialização da data como feriado nacional foi recebida com entusiasmo. Antes da medida, a capital baiana não havia incluído o dia no calendário de feriados municipais devido ao limite legal de quatro feriados estabelecido pela Lei Federal 9.093/1995. Com a mudança, a cidade reforça sua identidade histórica e cultural como símbolo da negritude no país.

O reconhecimento do 20 de novembro como feriado nacional é um marco na valorização da história e das contribuições da população negra ao Brasil, especialmente em estados como a Bahia, onde a ancestralidade africana é um traço cultural predominante.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics