Confira os temas abordados nos discursos dos vereadores de Teodoro Sampaio durante a Sessão Ordinária desta terça (19)

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizada nesta terça-feira (19/11), os vereadores falaram sobre diversas questões relevantes para o município, como a valorização da população negra, a saúde pública e a necessidade de melhorias na infraestrutura local. Veja a seguir o resumo dos pronunciamentos.
TEODORO SAMPAIO: Veja o resumo da Sessão Ordinária desta terça-feira (12)
Valdir Duarte (MDB)
Em seu pronunciamento, o vereador falou sobre datas importantes celebradas no mês de novembro. Inicialmente, ele destacou o Dia da Bandeira, celebrado nesta terça-feira, e o Dia da Consciência Negra, comemorado na quarta (20), lembrando a importância de valorizar a história e a cultura afro-brasileira.
Valdir também cobrou melhorias no município, mencionando o abandono de serviços básicos como iluminação pública e coleta de lixo. Ele destacou que, apesar do fim próximo da gestão, é fundamental que a administração continue cuidando do básico para o bem-estar da população. “O município tem que se organizar e tem que seguir fazendo o básico. É necessário”, pontuou.
Dida Uzêda (PSB)
A vereadora aproveitou a oportunidade para falar sobre duas importantes campanhas: o Novembro Azul e o Dia da Consciência Negra. Ela iniciou sua fala enfatizando a importância da prevenção ao câncer de próstata, lembrando os homens sobre a necessidade de realizarem exames preventivos. Dida também ressaltou a luta contra o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, destacando a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.
Em relação ao Dia da Consciência Negra, a vereadora refletiu sobre os desafios enfrentados pela população negra, especialmente em cidades como Teodoro Sampaio, onde a maioria da população é negra.
“Essa data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade de resistência de escravizados durante o Brasil colonial. Esse quilombo se tornou o símbolo da luta contra a escravidão em busca de liberdade. Que essa data sirva para a gente como reflexão, de como podemos melhorar a vida de todos os brasileiros e, particularmente, a vida das pessoas negras. Porque vidas negras importam”, disse.
Ela convidou a população para participar da Feira Preta, que ocorrerá no próximo dia 29, e contará com a participação de mulheres criativas e produtivas da cidade.
Vereador Bel (PSD)
Bel, presidente da Câmara Municipal, não pôde realizar seu pronunciamento na sessão devido a um procedimento cirúrgico pelo qual passou recentemente, e pediu desculpas à população por isso. Ele convocou o público para a próxima Sessão Ordinária, que acontecerá na terça-feira (26).
ASSISTA