Confira tudo que foi discutido e votado na Sessão Ordinária da Câmara Teodoro Sampaio desta terça (5)

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizada nesta terça-feira (5/11), foram votadas diversas indicações e projetos que visam a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população. As propostas contemplam áreas como acessibilidade, esporte, cultura e meio ambiente.
Veja o que foi votado pelos vereadores da Câmara de Teodoro Sampaio na Sessão Ordinária desta terça (29)
Votações
Indicação n° 016/2024 – De autoria do vereador Kerreu (PSB), propõe a construção de uma escadaria no Beco de Zuza, próximo à igreja evangélica, e a revitalização da área conhecida como Cascaieira, na Avenida Brasil. A proposta visa melhorar a acessibilidade e as condições sanitárias dessas áreas, já que o acúmulo de lixo na Cascaieira tem afetado a dignidade dos moradores e representa um risco à saúde pública. A indicação foi aprovada por unanimidade.
Indicação n° 017/2024 – Também de autoria do vereador Kerreu, solicita, através dass Secretarias de Infraestrutura e Assistência Social, a reforma do prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Mãe Zuzu, que se encontra em condições inadequadas para o atendimento à população. A indicação foi aprovada por unanimidade.
Indicação n° 018/2024 – Aprovada por unanimidade, essa indicação propõe a construção de uma sede própria para o Conselho Tutelar. O vereador Kerreu justificou que um prédio fixo e adequado é essencial para o desenvolvimento das atividades do órgão, visando melhorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes no município.
Parecer da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente ao Projeto de Lei n° 07/2024 – De autoria da vereadora Dida Uzêda (PSB), o projeto propõe o reconhecimento do Samba Chula União Teodorense como patrimônio público, material cultural do município. A Comissão, composta pelos vereadores Erivaltinho Dias (PSD), Kerreu e Uilton de Vevé do Boi (AVANTE), deu parecer favorável a propositura, ressaltando a sua importância para a valorização da cultura local.
Parecer da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente ao Projeto de Lei n° 05/2024 – Proposto pelo vereador Bel (PSD), o projeto reconhece o esporte radical de manobras em motocicletas, como o wheeling e o grau, como prática esportiva no município. A iniciativa busca regulamentar e incentivar a realização de eventos seguros, que podem atrair turistas e gerar renda para a cidade. A Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente também emitiu parecer favorável, destacando a relevância econômica e esportiva da proposta.
Projeto de Lei n° 8/2024 – O vereador Uilton de Vevé do Boi apresentou um projeto que torna obrigatória a utilização de sacolas biodegradáveis em supermercados e estabelecimentos comerciais, visando a redução do impacto ambiental causado pelo uso de sacolas plásticas. Além de proibir sacolas plásticas convencionais, o projeto exige que os estabelecimentos promovam campanhas de conscientização sobre o uso sustentável e os benefícios das sacolas biodegradáveis. O projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Justiça e Redação.
Discursos dos vereadores
Vereadora Dida Uzêda
Dida iniciou o seu discurso agradecendo pela aprovação do projeto que reconhece o Samba Chula União Teodorense como patrimônio cultural do município de Teodoro Sampaio. Ela destacou a importância dessa tradição para a identidade cultural do município, ressaltando que o Samba de Roda é um símbolo nacional que agora recebe o reconhecimento local.
“Nós precisamos preservar a nossa tradição, precisamos preservar a identidade nacional e, agora, mais ainda municipal. Precisamos preservar a identidade municipal do Samba de Roda Chula União Teodorense. O samba é um elemento fundamental da identidade de Teodoro de Sampaio”, ressaltou.
Além disso, a vereadora abordou um tema delicado ao mencionar um recente acontecimento com um jovem da comunidade. Ela lamentou o ocorrido e aproveitou para pedir políticas públicas de apoio à saúde mental dos jovens, chamando a atenção do poder público para a necessidade de agir rapidamente em prol dessa causa. Dida fez um apelo às secretarias de Saúde e Ação Social para que desenvolvam estratégias que atendam as necessidades emocionais e psicológicas dos jovens, com foco na prevenção e no tratamento de problemas como a depressão.
Vereador Bel
O vereador iniciou seu discurso parabenizando a vereadora Dida pela aprovação do projeto de lei que reconhece o Samba Chula como patrimônio histórico e cultural de Teodoro Sampaio. Bel destacou a importância dessa medida para preservar e promover a cultura local, ressaltando que o Samba Chula já ultrapassou as fronteiras do Brasil, levando o nome de Teodoro Sampaio ao mundo.
“No momento em que esta Casa aprova um projeto desse, está incentivando a cultura, está regulamentando. Através desse projeto pode-se captar recurso para ajudar e promover muito mais a cultura e o Samba Chula no nosso município”, pontuou.
Em seguida, o vereador falou sobre um projeto de sua autoria que regulamenta a prática de esportes radicais em motocicletas, como o wheeling, também conhecido como “grau” em algumas regiões. Segundo Bel, essa regulamentação permite que o município promova eventos com a participação de fabricantes como Honda, Yamaha e Suzuki, atraindo renda e incentivando a prática segura desse esporte. O projeto define critérios de segurança e normas que garantem a realização responsável das apresentações.
Bel defendeu ainda os professores municipais que tiveram salários descontados durante a mobilização por reajuste salarial, cobrando da Secretaria de Educação o pagamento antecipado dos valores cortados para garantir o cumprimento do calendário letivo.
O presidente da Câmara concluiu seu discurso pedindo à população que deixasse para trás as desavenças do período eleitoral e buscasse a união em prol do município. Ele mencionou que algumas pessoas ainda demonstram ressentimento e enfatizou que, para ele, não há espaço para inimizades ou mágoas. “Hoje o lado é um só: Teodoro Sampaio”, afirmou.