Confira o resumo dos discursos dos vereadores na 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Amélia Rodrigues

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues realizou nesta terça-feira (29/10) a 29ª Sessão Ordinária. Na oportunidade, os vereadores discutiram questões de interesse público relacionadas a áreas como saúde e educação.
Câmara de Amélia Rodrigues aprova a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

Vereador Arlindo (REPUBLICANOS)
No seu discurso, o vereador Arlindo enfatizou a importância dos conselhos do Idoso e da Mulher, destacando a necessidade de atividades como Olimpíadas dos Idosos e festas voltadas para esse público. Ele pediu maior divulgação das ações desses conselhos e sugeriu que as igrejas atuem como multiplicadores de informações.
Arlindo expressou preocupação com a falta de questionamentos sobre sua emenda constitucional e a necessidade de um melhor acompanhamento jurídico dos projetos. Ele destacou que o jurídico deve ser um parceiro dos vereadores para evitar inconstitucionalidades.
“As próximas legislaturas, vocês que vão ficar, precisam estar mais atentos a essa situação, porque o jurídico tem que ser um parceiro nosso. O jurídico tem que acompanhar o vereador.”
O vereador também mencionou um projeto de sua autoria sobre a cultura, que propõe a criação da pedreira São Roque como patrimônio cultural, e criticou a falta de promulgação de leis já aprovadas.

Vereador Zé Silveira (REPUBLICANOS)
O vereador Zé Silveira apoiou a fala do colega Arlindo, ressaltando a importância dos conselhos do Idoso e da Mulher para que suas ações saiam do papel e efetivamente ajudem a comunidade. Ele mencionou a lei nº 731, que reforça a Lei Maria da Penha, destacando que esses conselhos oferecem um espaço de apoio para mulheres e idosos.
Zé também parabenizou a amiga Eduarda, conhecida como Duda do Areal, pelo sucesso da Primeira Mostra Artística do Areal, realizada no dia 26. Ele elogiou o evento, que trouxe música e cultura local, e reconheceu o esforço de Duda e sua equipe para a realização do projeto, apoiado pela Lei Paulo Gustavo. “Duda, mais uma vez, está de parabéns, está de parabéns o Areal e a Secretaria de Educação, que trouxe esse projeto aqui, elaborou para que o nosso município pudesse participar e com isso, trazer mais renda e injetar dinheiro na nossa economia”, pontuou.

Vereador Marcos Flávio – Flavinho (MDB)
Flavinho falou sobre a necessidade de atender às demandas do município de forma eficaz, ressaltando que tanto o Legislativo quanto o Executivo devem cumprir suas obrigações. Ele pediu ao prefeito que mantenha uma comunicação aberta com os secretários, enfatizando que o papel do vereador não é apenas cobrar, mas também colaborar para o bem da comunidade.
O vereador destacou a importância de reestabelecer serviços de coleta de exames laboratoriais nas unidades de saúde para facilitar o acesso da população, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. “Eu mandei um ofício hoje para a Secretaria de Saúde, que eu acho importantíssimo, devido ao número de pacientes que necessitam ser deslocados do centro da cidade para realização de exames laboratoriais, que na maioria das vezes não possuem recurso. Peço a Secretaria que possa disponibilizar e ofertar nas unidades de saúde.”
Ele também mencionou a necessidade de melhorar a distribuição de medicamentos e discutir problema relacionados ao transporte escolar, que têm afetado a pontualidade dos alunos e sua capacidade de frequentar as aulas. O vereador expressou sua disposição para dialogar com o prefeito e buscar soluções para esses problemas, deixando claro que a fiscalização e a cobrança são parte de seu trabalho.

Vereadora Adelaide (PSB)
Na sua fala, a vereadora Adelaide destacou a importância do trabalho social e comunitário que todos os vereadores realizam, enfatizando seu compromisso em servir a população independentemente de seu cargo. Ela parabenizou a secretária de educação pelo desenvolvimento da antologia “Amélia Rodrigues: sua história, seu povo e sua cultura”, ressaltando o valor do trabalho dos poetas locais.
Adelaide mencionou a riqueza cultural e artística da cidade, enfatizando que os jovens têm muitas ideias e talentos que precisam ser reconhecidos e promovidos. Ela destacou a necessidade de dar visibilidade a esses artistas e suas histórias, incentivando a valorização da cultura local. “Nossa cidade tem muitas coisas boas, tem muitos jovens bons, e sua história precisa ser ampliada”, ressaltou.

Vereador Daniel Marinho (REPUBLICANOS)
O vereador Daniel destacou a importância da colaboração com o secretário de obras Davi Grilo, que tem atendido as demandas do bairro Itapicuru. Ele enfatizou a importância de uma parceria com o Executivo para revitalizar a região.
“O bairro Itapicuru ficou um pouco abandonado pela gestão anterior, e tem muita coisa a se fazer ali. Eu tenho certeza que a gente vai, juntamente com essa parceria com o Executivo, poder dar uma assistência muito melhor ao bairro”, disse.
O edil também parabenizou a Secretaria de Educação pelo lançamento do concurso de poemas “Antologia Amélia Rodrigues”, ressaltando a importância de dar visibilidade aos artistas locais. Ele defendeu a ampliação das iniciativas culturais e esportivas no município, mencionando a necessidade de revisar a lei do Bolsa Atleta para facilitar o acesso dos atletas aos benefícios.
Daniel elogiou os eventos que têm valorizado os artistas locais e mencionou a expectativa de melhorias no esporte, incluindo a inauguração do estádio municipal e o renascimento da Liga para promover campeonatos no próximo ano.

Vereador Fabiano de Lima – Bilu (PSB)
Em seu discurso, o vereador ressaltou a importância de respeitar a população e cumprir as promessas de campanha durante o mandato. “A gente tem que buscar o que propomos na campanha, não temos que baixar a cabeça, porque na hora que chega a cobrança, chega na Câmara Municipal de Vereadores.”
Bilu também destacou a necessidade de melhorar a educação, resolver problemas com o transporte escolar e incentivar o esporte local, mencionando o apoio ao campeonato de futebol no distrito de Mata da Aliança. Criticou, ainda, a falta de comprometimento do setor jurídico da Câmara, cobrando maior presença nas atividades legislativas.
Por fim, pontuou a relevância de uma Câmara atuante para que a população esteja satisfeita e se comprometeu a seguir trabalhando com transparência e dedicação.