Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira (17)

Nesta quinta-feira (17/10), os amantes da astronomia têm a oportunidade de observar um dos fenômenos mais deslumbrantes do céu: a superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, a cerca de 357.364 quilômetros. Em média, a distância da Lua à Terra é de aproximadamente 384.400 quilômetros

Portal Fala Genefax abre vagas para fotógrafo e produtor de mídia digital em Conceição do Jacuípe

A superlua ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, fazendo com que ela pareça visualmente maior no céu. Esse fenômeno pode ser observado em qualquer lugar do mundo, desde que o céu esteja limpo. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal”, destacou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

A Lua Cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Em uma noite de céu claro, o espetáculo já pode ser apreciado por todos que levantarem os olhos ao céu.

O que é a superlua?

Embora popularmente conhecido, o termo “superlua” não tem uma base científica. Ele foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle e se refere a uma lua cheia que ocorre quando o satélite está no perigeu ou até 90% próximo dele. Desde então, o fenômeno passou a ser chamado assim, mas a distância exata para que a Lua seja considerada “super” ainda gera divergências entre instituições astronômicas.

Histórico de superluas em 2024

A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando o satélite estava a 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua deste ano será no dia 15 de novembro, a 361.867 quilômetros. No entanto, a superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra em 2024, proporcionando uma visão privilegiada aos observadores.

Embora o tamanho da Lua permaneça o mesmo, o fenômeno é percebido devido à variação do ângulo em que é observado. Para aqueles que desejam admirar a Lua em todo o seu esplendor, o ideal é buscar locais afastados das áreas urbanas, onde a poluição luminosa não interfere na visualização.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics